
Com um programa virado para comunidade, encerra amanhã, dia 21, a iniciativa “Criança convida - para as comunidades”, actividade que marcou a fase teórica-prática de formação do Curso EFA - Técnico Auxiliar de Acção Educativa, promovido pelo Centro Paroquial de Solidariedade Social de Verride. Com início pelas 14h00, o programa incluiu a dramatização teatral “Reflexos Culturais de Verride – Coisas Comuns” e um lanche-convívio.
“Criança convida”, organizada pelas formandas deste curso, iniciou-se dia 18, com diversos ateliers dirigidos às crianças que incluíram hora do conto, fantoches, instrumentos musicais, jogos tradicionais, trabalhos em barro/plasticina e modelagem de balões. Neste dia, no auditório da Filarmónica União Verridense, teve lugar uma sessão solene de abertura das actividades, com a presença dos promotores, entidades parceiras no projecto, formadores, formandos e convidados.
Entre os elogios ao empenhamento de formadores e formandas, o padre José Luís Ferreira, presidente da entidade promotora, referiu que “as parcerias são cada vez mais importantes”, enaltecendo também “a conjugação de esforços das diversas entidades”, porque adiantou “sem parcerias o CPSSV não teria tido a capacidade de empreender esta tarefa sozinho”.
Presente na cerimónia, o presidente do executivo municipal, Luís Leal, tecendo palavras de “estímulo e confiança” às formandas para a nova etapa que vão prosseguir, acentuou que “é preciso olhar cada vez mais para o aperfeiçoamento e melhoria das competências e qualificações”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Verride, Arménio Pato, elevou “todo o trabalho desenvolvido pelas formandas e as actividades que têm preparado, especialmente, para as crianças”.
Nesta cerimónia foram lançados dois livros infantis: “Desenvolvimento Infantil”, contos infantis (recolha e adaptação de 16 histórias populares), e “Aprender as crescer…passo a passo”. Foi ainda lançada a obra “Quem somos?” – um código de conduta a nível pessoal e profissional, com as normas ou procedimentos, direitos e deveres aplicados aos técnicos de acção educativa, numa iniciativa das formandas. Ainda no âmbito do “Criança convida - para as comunidades”, no dia 19, no auditório da Associação Filarmónica de Verride, teve lugar uma série de seminários, especialmente dedicados a formadores, numa partilha de experiências e conhecimentos.
Hoje, dia 20, no Centro Cultural de Verride, as atenções voltaram a ser dirigidas às crianças, com diversos ateliers, teatro para crianças e espectáculo de magia.
Iniciado em Abril de 2008, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) do QREN, (Fundo Social Europeu), o Curso EFA de Técnicas de Acção Educativa é um percurso formativo do tipo S3, destinado a formandos que pretendem completar o ensino secundário (12.º ano) com uma qualificação profissional de nível 3.
Terminada a fase teórico-prática na entidade promotora, a fase de estágio irá decorrer em diferentes instituições do concelho, durante os meses de Dezembro e Janeiro de 2010.
Aldo Aveiro
In http://www.amicor.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2084:verride-centro-paroquial-realizou-curso-efa&catid=63:actualidade&Itemid=80
Sem comentários:
Enviar um comentário
verride.blogspot.pt