quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Agrupamento de Centros de Saúde tem sede na Figueira

No Salão Nobre dos Paços do Município realizou-se ontem uma cerimónia para a assinatura de dois protocolos que envolvem a autarquia figueirense. O Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (IGFIJ) e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), foram as instituições envolvidas, e em ambos os casos são válidos por um prazo de 10 anos, renováveis anualmente.
O protocolo com o IGFIJ visou a cedência de duas casas de função, situadas na Praceta Dr. Nogueira de Carvalho, construídas no início da década de 70 e que, presentemente, não estão a ser utilizadas pelos magistrados.
Estas casas de função são para instalar a sede do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego II. Como contrapartida, a Câmara Municipal da Figueira da Foz compromete-se a promover, executar e pagar obras de conservação no Tribunal da Figueira da Foz até ao montante de 75 mil euros, sendo constituída uma comissão para avaliar as necessidades de obras e respectivos custos, comprometendo-se também a autarquia a fazer obras de conservação e restauro nas casas de função, bem como assegurar a conservação e manutenção.
O referido protocolo foi assinado por António Duarte Silva (CMFF) e João Manuel Pisco de Castro, presidente do conselho directivo do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça.
Na ocasião, João Castro salientou que este acordo se enquadra na «estratégia de gestão da Justiça» e que «o protocolo traz vantagens para todos». Também o presidente da CMFF se referiu a estes acordos como «importantes na melhoria do serviço social local» com benefícios relevantes para os munícipes.
Nesta cerimónia foi ainda celebrado outro protocolo com a ARSC, assinado por Rosa Reis Marques, que disse ser «um passo importante para um melhor atendimento nos cuidados de saúde».
A vereadora Teresa Machado, que foi a grande obreira destes protocolos, falou da importância da «inter-municipalidade» (Figueira da Foz, Soure e Montemor-o-Velho), salientando que o principal objectivo «é prestar melhores serviços aos munícipes» dando resposta aos anseios das pessoas.

Sede do ACES do Baixo Mondego II é na Figueira

Entre a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Administração Regional de Saúde do Centro, foi assinado também um protocolo em que a autarquia cedeu instalações para a sede do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego II.
Resultante da reforma em curso dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), foram 16 os ACES criados na região Centro e em funcionamento desde Abril do corrente ano. O ACES do Baixo Mondego II reúne os concelhos da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Soure, localizando-se a sua sede na Figueira da Foz, tendo como director executivo Rui Couto e como presidente do conselho clínico Ana Paula Cordeiro.

Escrito por José Santos in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3533&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt