
O PS foi o primeiro a avançar por entre os feirantes e os clientes mais fiéis, que o mau tempo não fez ficar em casa. Fê-lo sem o cabeça-de-lista Álvaro Maia Seco, com Carlos Cidade e o candidato em S. Martinho, Alcino Silva. «Queremos que este espaço seja totalmente reabilitado, de forma a servir não apenas para a feira mas para usufruto da população», disse o candidato à freguesia, perante algumas queixas dos feirantes.
«Quer um saquinho?», perguntavam os elementos da caravana socialista. A resposta era invariavelmente positiva e em vez de um agradeciam-se vários. «Que Deus os ajude», dizia uma vendedora de hortaliça e fruta. «E não quer levar nenhuma coisinha, amor?». E os sacos já lá iam, e bem, com as compras de uma freguesa.
O mediático Luís Cortês, com o seu órgão, cantava o hino ao candidato Pina Prata. O independente também considera que aquela feira deve ser «dignificada», merecendo «melhores condições de higiene e segurança» e um estimulo à actividade económica que representa. Abrigando-se da chuva numa e noutra tenda, apelou ao voto e distribuiu calendários. Saquinhos e canetas? «Não tenho, a sério, é uma candidatura independente, sabe como é…», respondia aos mais insistentes.
Cremilde Filipe, na sua banca de azeitonas, tremoços e frutos secos, piorava a dor de cabeça com que acordou logo de manhã. «Quase não dormi a pensar na chuva e que não íamos fazer dinheiro nenhum e agora este barulho e tanta música», queixava-se a vendedora de Mamarrosa. Há nove anos que vem à feira de Coimbra e o que mais ali falta é, no seu entender «umas casinhas de banho em condições e os caminhos principais alcatroados, que no Verão é só pó e agora a lama».
Já a Maria de Lurdes faz mais espécie a falta de licenças de alguns feirantes e a inexistência de lugares fixos. «Eu tenho de pagar, mas depois entra aqui quem quer. Em Cantanhede e em Montemor-o-Velho não é assim. Isto tem de levar uma volta», protestava a vendedora de fruta, que há 15 anos se desloca com os seus produtos para Bencanta.
Escolhendo o caminho entre poças de água, avançaram também os candidatos da CDU, Francisco Queiroz cabeça-de-lista à Câmara e Isabel Veloso, que se candidata à Junta de Freguesia de S. Martinho. «Bom dia», diziam, aproximando-se e deixando um panfleto com as linhas principais do programa e as caras da coligação de esquerda. «Bom dia?! Bom dia era com isto alcatroado», respondeu um visitante, irritado com o exercício de fugir à chuva e aos candidatos e à água no chão. Francisco Queiroz concordou: «É um espaço que precisa de novos sanitários, de ser remodelado. Cai uma chuva e vê-se como é».
«O tempo está é para plantar as couves», diziam os entendidos da agricultura. E está, a avaliar pela saída dos molhos de 30 e 70 pés vendidos por Joaquim Bacalhau. Há cerca de 15 anos que a mulher ali vende. Ontem foi-lhe dar uma ajuda e reparou na falta que faziam ali uns «cobertos para a chuva», para não terem de se remediar com chapéus de praia. Quanto ao negócio na feira, «dá para comer, o que já não é mau».
A Coligação por Coimbra esperou pelo sol para começar a sua volta. Carlos Encarnação, Manuel Porto, Marcelo Nuno, Luís Providência, o presidente da Junta – e de novo candidato – Antonino Antunes, entre outros candidatos e apoiantes, seguiam com Dourado Eusébio ao megafone, a relatar os acontecimentos desde o cafezinho que se tomava ao cumprimento que se fazia. E foram muitos e efusivos, com abraços, desejos de boa saúde e de votos para domingo.
Carlos Encarnação, que muitos trataram pelo nome, foi o candidato melhor recebido na feira. Lado a lado com o candidato à Câmara, Antonino Antunes, autarca local, explicou porque é que o recinto da feira não pode ser alcatroado. «O terreno faz parte da reserva agrícola, não pode ser impermeabilizado. Queixam-se sempre, com a chuva, mas a única coisa que podemos fazer é remediar isto com brita», disse-nos. Entretanto, «vai ser aqui criado um espaço de restauração, que é outra coisa pedida», acrescentou.
Escrito por Andrea Trindade in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=4206&Itemid=135
Sem comentários:
Enviar um comentário
verride.blogspot.pt