terça-feira, 28 de julho de 2009

Maiorca foi capital do Burro e da carroça

As Festas de Maiorca, que ontem chegaram ao fim, tiveram o seu momento alto com o desfile de carroças tradicionais, puxadas por burros, uma espécie em vias de extinção. Trata-se de um desfile de tradições seculares, de características genuínas, um “ex libris” da cultura beirã e que tem a particularidade, segundo nos explicou José António Ligeiro, de «lutar pela defesa da espécie asinina».
O presidente da Junta de Freguesia de Maiorca disse aos jornalistas que «a realização do evento tem evitado que pessoas se desfaçam dos seus animais, e até mesmo que adquiram novos», por isso, na edição que ontem terminou, foi feita a primeira exposição de espécies em idade jovem, como sinal da sua continuidade no concelho, depois de lançado o repto, por parte da organização, para se salvar este património genético e ecológico, explicou o autarca.
O evento teve algumas novidades este ano, como a mudança do local de concentração que deixou de ser o Largo do Terreiro e passou para a Rua do Mortal (junto à Capela do Senhor da Paciência), o que permitiu uma melhor organização do desfile e possibilitou às centenas de pessoas que assistiam, que o passado fosse revisitado com mais dignidade nas ruas de Maiorca. Nesta 8.a edição, a participação estendeu-se a outros concelhos como Soure, além de Montemor--o-Velho e Figueira da Foz. O desfile contou ainda com a presença de vários grupos internacionais de folclore, oriundos da Sérvia, Itália, Senegal, Peru, Argentina e as representações das colectividades da freguesia. Outra das novidades nesta edição foi o Rebanho de Ovelhas.
Para além da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Meda que abria o desfile, participaram grupos de cavalos e charretes, o Grupo de Teatro Curral da Mula de Abrunheira, Grupo Taboeira, os Bombos de Castelejo, o Grupo de Zés Pereiras de Amarante e as Concertinas de Ourém, num total que rondou a centena de participações, incluindo miniaturas de carroças, mas a concurso para o 8.o Desfile de Carroças Tradicionais, participaram 37 concorrentes.
Com estas festividades de cariz bem popular e tradicional, a Vila de Maiorca está a tornar-se na capital da carroça e do burro.

Escrito por José Santos
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3037&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt