sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Montemor-o-Velho: moradores de prédios que deslizaram sentem-se inseguros

Os moradores dos blocos de apartamentos que deslizaram vários centímetros numa urbanização de Pereira do Campo, em Montemor-o-Velho, dizem que, apesar das intervenções técnicas no local, os prédios continuam a deslizar e temem pela sua segurança.
«Temos marcas visuais que eles próprios [a Protecção Civil] colocam que comprovam que isto, pouco ou muito, está a alterar. O que se passa nos solos, se está oco, se não está, não sabemos e ninguém nos diz», afirmou à Lusa Pedro Pires, um dos moradores.
Na passada semana foram detectadas fissuras e desníveis em dois blocos habitacionais, alegadamente provocados por um deslizamento de terras no subsolo.
Dois edifícios de construção recente afastaram-se vários centímetros dos adjacentes, existindo ainda fendas em garagens e passeios da urbanização, segundo constatou a Lusa no local.

Vereador admite que «talude está numa situação instável»

Depois de uma reunião técnica e de segurança, que juntou diversas entidades na autarquia de Montemor-o-Velho segunda-feira, decidiu proceder-se à «consolidação de um talude adjacente à base dos prédios em causa, local onde decorria uma obra de uma unidade de cuidados continuados de saúde, entretanto embargada, por questões de segurança».
O talude «está numa situação instável» e «está a provocar a deslocação dos edifícios», assumiu, na altura, o vereador Abel Girão, não estabelecendo uma relação directa de causa/efeito entre a obra e a deslocação dos edifícios.
Pedro Pires defende que os trabalhos sejam «acelerados», constatando que ainda decorrem, apesar das garantias de rapidez por parte da autarquia.
«Disseram que ia haver uma intervenção rápida, no sentido de escorar aquilo [o talude] em 24 horas. Hoje é quinta-feira, ainda o estão a fazer e não vai ficar pronto», alertou.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Luís Leal, assumiu à Lusa que o construtor de um dos prédios afectados «pediu autorização à Câmara» para efectuar trabalhos de «sustentação» do prédio, o que foi concedido.
O autarca frisou que a obra de consolidação em curso junto ao talude «está dentro dos prazos».

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/montemor-o-velho-moradores-predios-talude-tvi24/1207875-4071.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt