sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Unidade de Saúde Mental quer aproximar doentes à comunidade

A primeira Unidade de Saúde Mental Comunitária (USMC) na região Centro irá funcionar no Centro de Saúde de Figueiró dos Vinhos e servirá de modelo a outras três previstas na área do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra. O protocolo que assinala a sua implementação foi ontem celebrado, naquela vila do Norte do distrito de Leiria, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro.
O governante salientou a importância daquela estrutura para o tratamento dos doentes mentais. «Hoje temos terapêutica que permitirá tratar os doentes mentais nas comunidades, numa vida praticamente indistinguíveis da vida dos outros cidadãos, desde que tenhamos estruturas adequadas para o fazer», disse o secretário de Estado.
Para Manuel Pizarro, os doentes mentais «têm de ser conhecidos na comunidade e têm de se saber, em cada centro de saúde, quem são eles» para além de «ter de haver um enfermeiro que se preocupe se eles tomaram a medicação direitinha».
Por outro lado, o secretário de Estado refere que «é necessário tirar o peso e o estigma que ainda existe sobre a doença mental» adiantando que «devemos procurar o esforço da integração dos doentes na comunidade».
Manuel Pizarro salientou, também, que a nova Unidade contribuirá para «um mais e melhor Serviço Nacional de Saúde, na área da saúde mental».
Também o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) considerou tratar-se de «mais uma importante etapa que se cumpre no âmbito do plano de reestruturação e desenvolvimento dos serviços de saúde mental», servindo também de modelo para mais três unidades previstas para a área de referenciação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.
Segundo João Pedro Pimentel, a Unidade «assegurará, sem dúvida, uma maior acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde mental na zona Leiria Norte, através de uma colaboração mais estreita com os cuidados de saúde primários».

Unidade abrange 38 mil habitantes

Por sua vez, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra apresentou os objectivos da nova unidade, que consistem em «implementar cuidados especializados de proximidade, integrados, assertivos e de qualidade na área da prevenção, tratamento e reabilitação a um determinado sector geo-demográfico, melhorando a sua acessibilidade e qualidade, procurando manter a pessoa no seu meio familiar, social e cultural através de equipas multidisciplinares de saúde mental comunitária».
De acordo com Fernando Almeida, aquela unidade, designada por “Leiria Norte” irá abranger cerca de 38 mil habitantes dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela (parcial), Pedrógão Grande e Pombal (parcial).
Previstas estão as Unidades Litoral Sul, abrangendo os concelhos de Figueira da Foz e parte de Montemor-o-Velho e Soure, num total de cerca de 80 mil habitantes; a Coimbra Sul destinada da servir cerca de 76 mil habitantes dos concelhos de Coimbra, Condeixa, Penela, e restantes parte de Montemor-o-Velho e Soure; e a do Pinhal Interior, que abrangerá os concelhos de Arganil, Tábua, Góis, Penacova, Poiares, Oliveira do Hospital e Lousã, num total de cerca de 93 mil habitantes.

Contrapartida devido ao encerramento do SAP

A Unidade de Saúde Mental Comunitária de Leiria Norte surgiu como contrapartida do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Figueiró dos Vinhos, durante o período nocturno.
Uma situação que deixou satisfeito o presidente da Câmara Municipal. Rui Silva recordou o procedimento em que foi feito aquele acordo com a ARS Centro, no Verão do ano passado, e que juntou o executivo de maioria social-democrata e a vereação socialista.
O autarca destacou, ainda, a «grande postura de seriedade» do presidente da ARS Centro e do governador civil de Leiria para que aquele projecto fosse concretizado.
Considerando tratar-se de um «dia muito feliz», Rui Silva referiu que a implementação daquela unidade de saúde representa uma «excelente medida de descentralização». «Podemos não ter um SAP 24 horas por dia, mas teremos uma valência importante para todo o Norte do distrito de Leiria», disse.

Orlando Cardoso Diário de Coimbra Diário de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt