quinta-feira, 29 de julho de 2010

Perigo nas margens do rio

Um ano depois do afogamento

Com fortes suspeitas de negligência das autoridades no caso da morte do seu filho, Ana Maria lança um grito de revolta por continuarem a acontecer casos semelhantes.

Um ano após a morte do filho – por afogamento na praia fluvial não vigiada de Pereira do Campo – Ana Maria Barata, de 51 anos, ainda não encontrou a paz de espírito necessária para fazer o luto.
Em permanente sobressalto sempre que ouve notícias de mais mortes de jovens por afogamento, alerta para a necessidade de vigilância permanente nas praias fluviais, “porque há muitos casos de movimentação de areias que tornam estas águas muito traiçoeiras”.
Suspeitando que o desassoreamento da praia fluvial de Pereira, concelho de Montemor-o-Velho, esteve na origem da morte do filho no dia 9 de Julho de 2009, Ana Maria avançou com um processo em tribunal para identificar os responsáveis pela alegada negligência que conduziu ao falecimento trágico de João Carlos Barata, de 16 anos.
Lamentando o facto de não haver qualquer evolução no processo, revela revolta por nunca ter sido ouvida no processo, tal como familiares e amigos, à excepção dos dois colegas que acompanharam de bicicleta o malogrado jovem no trajecto entre Fala (São Martinho do Bispo/Coimbra), até Pereira.
Desde essa data que a mãe de João Carlos passou a contar com reforço psiquiátrico, enquanto retomou a ocupação de vigilante nocturna no Lar do Padre Serra e regressou ao grupo de cantares de Fala, onde o filho tocava concertina, tal como na Casa do Povo de São Martinho do Bispo. “É uma forma de preencher a vida”, desabafa, com tristeza, esta mulher, mãe de outros três filhos.
A cerca de uma dezena de quilómetros da sua residência, a praia fluvial de Pereira é agora um lugar triste, de águas sujas e equipamentos balneários abandonados, onde perdura a memória do jovem João Carlos, para que a tragédia não volte a acontecer.


António Rosado
In http://www.asbeiras.pt/index.php?area=coimbra&numero=84534&ed=27072010

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt