sábado, 3 de julho de 2010

Autarquia apresentou corpo de sapadores municipais

Combate aos fogos

Reforços incluem uma viatura e vão actuar durante todo o ano, para garantir a limpeza e a gestão das faixas de segurança.
A Câmara de Montemor-o-Velho apresentou, ontem, o reforço da vigilância municipal e o dispositivo operacional de 2010, constituído por um corpo de sapadores florestais de cinco elementos e oito jovens voluntários. Estes últimos no âmbito de um protocolo com Instituto Português da Juventude.
De salientar que a cerimónia, realizada no salão nobre da edilidade, coincidiu com o início da Fase Charlie, a mais crítica na tabela de prevenção e combate a fogos florestais, que se prolonga até 30 de Setembro. Os sapadores da câmara, com formação específica, vão actuar em regime de permanência, podendo juntar-se aos bombeiros e à GNR.
Durante o resto do ano, vão zelar pela limpeza e gestão das faixas de segurança de material combustível, nas zonas públicas e privadas, podendo, deste modo, gerar receitas próprias. A autarquia investiu cerca de 100 mil euros no reforço do dispositivo, metade dos quais para a viatura e material de apoio.

Todos a postos

O presidente da câmara, Luís Leal, salientou que a criação do corpo de sapadores tem “uma visão de sustentabilidade”. Por seu lado, António Sérgio, representante do Governo Civil, frisou que “os sapadores têm um papel determinante” na prevenção e combate de fogos florestais. E Pedro Teixeira, comandante do Destacamento da GNR de Montemor, referiu que “são uma mais-valia”.
Recorde-se que o concelho montemorense tem oito mil hectares de floresta. Até 30 de Setembro, entre os seus 140 elementos, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho têm 12 operacionais de combate a fogos florestais em regime de permanência.
A GNR, por sua vez, dispõe de quatro equipas de vigilância, com dois elementos, uma delas está disponível 24 horas por dia.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/index.php?area=coimbra&numero=84071&ed=02072010

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt