quarta-feira, 30 de junho de 2010

PEREGRINAÇÕES em Montemor-o-Velho

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho sai às ruas de Montemor-o-Velho a peça de teatro "Peregrinações", um espectáculo comemorativo do V Centenário do Nascimento de Fernão Mendes Pinto. Este projecto é inovador porque não está confinado ao palco de um teatro: convida-se o público a estar às 21 horas no Castelo da vila para iniciar a "peregrinação" pelas diferentes cenas em Montemor-o-Velho. A entrada é livre, mas sujeita a reserva prévia, dada a limitação de 300 espectadores por noite.
As transições entre os quadros serão efectuadas através de música e será a referência para a deslocação dos espectadores. Há inclusivamente um quadro no final do qual se propõe dois trajectos distintos e o espectador é induzido a escolher: a guerra ou a religião. A maior parte dos quadros será acompanhada por músicas entoadas por um grupo coral e músicos de uma filarmónica. Na última cena, com todo o público, termina esta "viagem" com uma ceia final para o convívio de todos os presentes com a produção da peça.
O espectáculo foi criado a partir da obra "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, que percorrerá diferentes espaços da terra onde o autor nasceu em 1509 ou 1510. Neste percurso serão recriados alguns dos lugares descritos na sua obra (Índia, Oriente), cruzando histórias e personagens na literatura de viagens que deixou escrita. O real e o imaginário cruzam-se neste percurso de oito quadros que convida à descoberta de outros tempos e paragens. A data de estreia é no dia 8 de Julho, data em que Fernão Mendes Pinto faleceu em 1583.
Este projecto iniciou-se em 2007, com uma primeira ideia, que contemplava a realização de acções de formação e de colóquios durante 2008 e 2009, bem como a produção teatral com os grupos de teatro do concelho e da região. Após a definição dos diferentes espaços na vila e da estrutura da peça, foi criado o texto dramático ao qual se deu o nome de "Peregrinações". Os ensaios iniciaram-se em Janeiro deste ano e envolvem mais de 200 pessoas, oriundas de 11 grupos locais e regionais de teatro. A concepção e direcção artística está a cargo de Deolindo Pessoa e conta com diversos encenadores: Isabel Craveiro, Jorge Louraço Figueira, Júlio Sousa Gomes, Leonor Barata, Patrick Murys e Ricardo Correia. A adaptação do texto e dramaturgia é da autoria de João Maria André.

Para mais informações e reservas, contactar:
O Teatrão, 239 714 013 ou 914 617 383, geral@teatrao.com
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, www.cm-montemorvelho.pt

Para mais informações e pedidos de entrevista, contactar:
Ideias Concertadas - Ana Carvalho
912.774.979 ou acarvalho@ideiasconcertadas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt