quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mero acaso permite detenção de condenado

Uma conjugação de “forças do acaso” levou ontem à detenção de um homem, de 34 anos, que andava fugido à Justiça. Aconteceu em Montemor-o-Velho, de uma forma acidental , tanto mais que o principal protagonista da detenção foi um militar da GNR, que segundo apurámos presta serviço no posto da Tocha e se encontrava de férias. Mas, apesar de não estar ao serviço, não “despiu” o seu sentido de dever e, ontem, quando circulava na zona entre a Tocha e Arazede, por volta das 12h30, apercebeu-se da presença de um indivíduo, já “velho conhecido” das autoridades, que está amplamente conotado com o furto de viaturas automóveis, naquela zona do concelho de Montemor-o-Velho.
Em causa está um indivíduo que reside num acampamento na zona de Arazede e que o militar, mau grado estar de férias, entendeu seguir. O primeiro ia a pé, como, tudo indica, é seu hábito, e o segundo de carro. Terão andado assim, cerca de dois quilómetros, mas, a determinada altura, o “perseguido” ter-se-á apercebido da situação, já na zona da Vinhosa e, “para disfarçar”, o militar acabou por lhe dizer que achava que o conhecia e convidou-o para tomar um café, num estabelecimento ali existente.
Uma “artimanha” que resultou na perfeição, uma vez que, para além de pedir ao proprietário que fechasse as portas do café, o militar do posto da Tocha procurou apoio, tendo, segundo apurámos, feito contactos com a esquadra da PSP da Figueira da Foz e também com a GNR de Montemor-o-Velho. Certamente que a bica já não chegou a ser tomada, uma vez que rapidamente chegavam ao café os agentes da PSP da Figueira e também os militares da GNR de Montemor.
O suspeito foi revistado e foi encontrada em seu poder uma colher de café, com o cabo já amolgado. Esta será, alegadamente, a “ferramenta” que o suspeito usa para abrir as viaturas que furtava. Todavia, pouco ou nada havia para fazer, uma vez que o suspeito não foi detido em flagrante delito. Mas, “por via das dúvidas”, os militares de Montemor entenderam ligar ao comandante de posto para lhe falar na situação, tanto mais que se lhes afigurava como mais que certo que este era o suspeito que, há cerca de dois anos, numa operação desencadeada na zona de Arazede, tinha atropelado um militar daquele posto.
Em boa hora o contacto foi feito, uma vez que do posto veio a informação confirmada relativamente à existência de um mandado de detenção sobre o suspeito, que foi condenado, há cerca de um ano, pelo Tribunal de Leiria a uma pena de prisão de três anos e seis meses, pela prática dos crimes de coação sobre funcionário, reincidência por condução ilegal e atropelamento de um militar da GNR.
Perante as “evidências”, o suspeito foi algemado e saiu do café da Vinhosa sob detenção, tendo sido encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Leiria.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7688&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt