quarta-feira, 9 de junho de 2010

Passeios no Mondego

Duas embarcações fluviais vão transportar turistas em passeios pelo estuário do Mondego e canais adjacentes às salinas da ilha da Morraceira, projecto da Câmara Municipal da Figueira da Foz que visa promover o rio como rota turística.
O projecto, que junta em parceria a empresa municipal Figueira Grande Turismo, o departamento de Cultura da Autarquia através do Núcleo Museológico do Sal e a empresa D'Evento em Popa, associa ao já existente Batel de Sal uma segunda embarcação vocacionada para o turismo fluvial.
"Pôr o batel de sal a fazer os percursos que já fazia e ter mais um barco a fazer viagens só vem enriquecer o rio como rota turística", disse hoje, à agência Lusa, António Tavares, vereador com o pelouro da Cultura.
O batel, exemplar único no rio Mondego, tem 20 metros de comprimento e é uma réplica das embarcações tradicionais de transporte de sal existentes na região até aos anos 50 do século XX.
Foi construído em 2001, no âmbito de uma parceria formada, com fins turísticos, por associações e juntas de freguesia da Figueira da Foz e, posteriormente, adquirido pela Câmara Municipal.
Hoje já não transporta sal - chegava a levar, nos tempos áureos, dez toneladas em cada viagem - mas sim turistas, embora esteja limitado a 10 pessoas e dois tripulantes, lotação que, embora diminuta, veio a permitir, em meados de 2009, que fosse legalizado, depois de oito anos de espera.
Enquanto o Sal do Mondego, habitualmente acostado junto ao Núcleo Museológico do Sal, estará mais vocacionado para passeios nos canais adjacentes às salinas, a segunda embarcação fluvial vai possibilitar subidas de rio entre a embocadura da barra e a ponte da Ereira (Montemor-o-Velho) com saída da marina de recreio.
"Eventualmente, poderá também ir até às salinas e ao rio Pranto [afluente do Mondego], dependendo da maré", sublinhou, por seu turno, Jorge Gomes, responsável da D'Evento em Popa, proprietária do barco.
A empresa possui uma terceira embarcação - um veleiro com capacidade para oito passageiros - vocacionada para passeios marítimos, ao largo da Figueira da Foz.
O vereador António Tavares disse ainda que os promotores dos passeios no estuário querem expandi-los, num futuro próximo, explorando outras vertentes como a gastronomia - e nela a ligação da região do Baixo Mondego à cultura do arroz - potenciando a "imensa procura" que o batel de sal já possui.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Figueira%20da%20Foz&Option=Interior&content_id=1588587

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt