segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Góis despede-se de José Girão Vitorino

Antigo autarca de Góis morreu ontem ao princípio da manhã, no Instituto de Oncologia, em Coimbra. Corpo está em câmara ardente no Quartel dos Bombeiros

Góis perdeu um homem bom. José Girão Vitorino, ex-presidente da Câmara Municipal, sucumbiu ontem, depois de uma longa e sofredora luta contra a doença. Pouco passava das 6h00 da manhã quando o antigo autarca se despediu da vida. O corpo vai ser velado no quartel dos Bombeiros Voluntários e o funeral realiza-se hoje, às 15h00, com missa de corpo presente na igreja matriz de Góis, seguindo para o cemitério local. A Câmara da qual foi presidente durante nove anos e vereador desde 1977, decretou dois dias de luto. Hoje os serviços camarários estão encerrados a partir das 12h00. Góis despede-se, entre lágrimas e muita emoção, de um homem que, não sendo natural do concelho, cedo se apaixonou por Góis e se dedicou de alma e coração àquela terra e às suas gentes.
Há dois anos o antigo funcionário da EDP, empresa ao serviço da qual se radicou em Góis, começou a ter problemas de saúde e foi-lhe detectado um carcinoma pulmonar. Uma intervenção cirúrgica debelou parte da doença, mas, no último ano os problemas centraram-se na coluna, com a doença a ganhar terreno face à ânsia de viver de José Girão Vitorino. Foi essa mesma doença que o levou a não se recandidatar à Câmara de Góis e que lhe exigiu um esforço sobre-humano para terminar o mandado. Diz quem o acompanhou de perto que a violência das dores tornou assaz dolorosa a vida do antigo autarca, que se submeteu a tratamentos de radioterapia e quimioterapia e nos últimos meses se viu obrigado a andar de cadeira de rodas. Nas últimas três semanas o seu estado de saúde agravou-se substancialmente, tendo sido internado no Instituto Português de Oncologia, em Coimbra, onde morreu, ontem ao princípio da manha.
Apesar de a sua morte ser previsível, a notícia não aliviou o choque. Lurdes Castanheira, presidente da Câmara de Góis fala com emoção do amigo e do autarca, considerando que a morte de Girão Vitorino constitui «uma perda muito grande para o concelho de Góis e para o Partido Socialista». A presidente da autarquia recorda a amizade e companheirismo que a ligava ao antigo presidente da autarquia, a quem sucedeu, recordando que «fiz equipa com ele em momentos particularmente difíceis na vida de Góis» e lembra o início do seu trabalho profissional, na Câmara, em 1989. «Acolheu-me muito bem como funcionária», diz. Mais tarde, Lurdes Castanheira integrou o executivo municipal e, quer em termos pessoais, quer profissionais, quer políticos, considera Girão Vitorino «uma referência incondicional». «Aprendi muito com ele em termos de solidariedade e de fazer bem aos outros. Era uma pessoa de uma sensibilidade imensa e de uma grandeza a toda a prova. Deixa uma marca profunda no concelho de Góis», diz ainda, emocionada, a presidente da autarquia, sublinhando «o empenho, a dedicação e o trabalho» que Girão Vitorino sempre colocou «na luta pela defesa dos interesses da causa pública, de Góis e dos goienses». Por isso, pelos muitos anos que o antigo autarca dedicou ao concelho, Lurdes Castanheira considera que «este é um momento difícil para a família, mas também para Góis. Certamente parte com o sentimento de missão cumprida, porque fez muito pelo concelho», sublinha a presidente da autarquia, que decretou dois dias de luto.

Um homem com H

«Era um homem com H grande», afirma José Cabeças, presidente da direcção da ADIBER, antigo presidente da autarquia de Góis, a quem Girão Vitorino sucedeu. «Ajudou muito a nossa vila, apesar de não ser de cá», diz Humberto Matos, antigo vereador da autarquia, que o define como «uma pessoa boa, muito bem formada e um grande amigo». «Não sendo goiense, fez muito por Góis e vai fazer muita falta», refere Fernando Ribeiro, um amigo de longa data.
«Era um grande amigo, um autarca com mais de 30 anos de experiência », afirma, com emoção José Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Góis. Foi na pensão do sogro de José Carvalho que Girão Vitorino ficou alojado quando, ao serviço da EDP foi trabalhar para Góis. E ali nasceu uma amizade longa e duradoura. Ontem, a caminho do velório, José Carvalho temia pela sua própria reacção. «Não era preciso sofrer tanto para ter este triste fim», desabafa, perante a perda de «um amigo de referência».
José Serra, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, colega de Girão Vitorino na EDP, recorda o trabalho que, juntos, fizeram, em prol da electrificação da região, bem como, anos mais tarde, no executivo camarário. Uma amizade e uma relação que começou há 33 anos e que se manteve «leal e sincera» até ao último dia.

Perfil

José Girão Vitorino fez 62 anos no dia 1 de Novembro do ano passado. Natural de Santo Varão, concelho de Montemor-o-Velho, começou a trabalhar na EDP em Fevereiro de 1966 e foi ao serviço deste empresa que se radicou em Góis. Iniciou a sua carreira como autarca em 1977, como vereador da Câmara de Góis. Em 1983 assumiu funções em regime de permanência, tendo a seu cargo o pelouro das Obras e Urbanização e a vice-presidência da autarquia. Em Março de 2000 substituiu José Cabeças (nomeado para a presidência da ARSC) na presidência da autarquia de Góis. Venceu as suas primeiras eleições autárquicas, como cabeça-de-lista, em 2001 e em 2005 foi reeleito presidente da Câmara de Góis, sempre sob a bandeira do PS. A doença impediu-se de se candidatar nas últimas autárquicas de Outubro.
Casado com Maria Elisa Guerra Santos e pai de dois filhos, Renato e Bruno Vitorino, José Girão Vitorino esteve vincadamente ligado à vida associativa do concelho que adoptou como sua terra de eleição. Entre outros cargos, foi presidente da direcção da Casa do Povo, integrou a direcção da Associação Educativa e Recreativa de Góis, foi vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia e presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Escrito por Manuela Ventura
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6004&Itemid=135
Foto: http://cultura.portaldomovimento.com/images/731.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt