quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Festival do arroz

Chefes famosos vão “reinventar” arroz carolino

De 5 a 14 de Março, Montemor-o-Velho vai viver a oitava edição do Festival do Arroz e da Lampreia.

Engana-se quem pensar que são apenas esses os manjares a constar no menu proposto pelo festival. É que além da lampreia do Mondego e do arroz carolino do Baixo Mondego, o evento contempla ainda a doçaria conventual, com os famosos pastéis de Tentúgal, as queijadas de Pereira, e como não podiam faltar, as pinhas doces de Montemor, entre outros petiscos. Para os menos apreciadores da lampreia há também arroz de cabidela, sarrabulho e arroz de pato. E o festival não se fica por aqui.
Alexandra Ferreira, vereadora da cultura de Montemor-o-Velho, explicou, ontem em conferência de imprensa, que o evento segue «três linhas de força: memória, criatividade e inovação» e que «pretende promover não só a gastronomia, mas também a cultura da região».
Atentando a isso, o programa do festival tem actividades para todos os gostos e “paladares”. Como tal, para quem quer conhecer melhor a região e gastronomia local, o festival integra as visitas turísticas da Rota do Arroz, da Rota Medieval e da Rota da Doçaria Conventual, nos restaurantes e tasquinhas aderentes.
Além disso, a criatividade e inovação estarão sempre presentes, com a participação dos chefes Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma, o argentino Chakall e ainda o chef da selecção nacional de futebol, Luís Lavrador, que vão criar novas tendências gastronómicas tendo como ingredientes base o arroz carolino e a lampreia.
Os mais pequenos não foram esquecidos, e a diversão é garantida também para eles. Seis ateliês dispostos no recinto, vão garantir a ocupação das crianças enquanto os adultos se deliciam com os petiscos.
E porque o festival não aborda só a gastronomia, além da animação permanente no recinto, o programa abrange também o artesanato local, com a exposição de oficinas artesanais.
O Festival do Arroz e da Lampreia é já uma referência na agenda gastronómica nacional e de ano para ano tem atraído cada vez mais visitantes. Na conferência, Pedro Machado, vereador do turismo do município e presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro reforçou a importância que este evento tem no turismo da região, na medida em que «tem todas as condições para trazer mais turistas e para os fidelizar à zona centro».
Só na última edição, os restaurantes e tasquinhas aderentes registaram 21.500 visitantes. É, nas palavras de Alexandra Ferreira, «um dos eventos âncora do concelho».
Nesta edição contam-se 16 restaurantes e 10 tasquinhas aderentes, havendo ainda seis pontos de venda de produtos locais. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, conta ainda com a participação de 10 instituições locais e quatro oficinas artesanais.
A entrada terá o preço simbólico de 0,50€, a partir dos 14 anos.

Escrito por Susana Ramos
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6270&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt