segunda-feira, 13 de abril de 2009

Produtores de leite vivem “crise profunda”

«Os produtores não aguentam». Desabafos do presidente da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, concelho de Montemor-o-Velho, que segunda-feira reuniu com mais de sete dezenas de produtores de leite da região. A situação, considera José Marques, é de «crise profunda», e se não forem tomadas medidas muitas explorações correm mesmo risco de fechar. Os produtores há muito conhecem os problemas, mas na segunda-feira fizeram questão de debater, traçando medidas a tomar em caso de nada ser feito em prol do futuro das muitas explorações leiteiras da região.
O problema, explica José Marques, começa por se colocar relativamente ao preço do leite pago ao produtor, que desceu quatro cêntimos desde 1 de Abril. Anteriormente a esta data «o preço já era baixo», mas agora, com esta nova baixa, a situação é dramática e, garante o presidente da Cooperativa do Bebedouro, «as explorações não aguentam, não conseguem sobreviver». Um paradoxo, explica ainda, tendo em conta que o preço do leite para o consumidor tem vindo a subir.
Depois há as recentes notícias vindas a público de que administradores da Lactogal «eleitos pelas cooperativas, ganham salários milionários». «É um abuso, é escandaloso assistirmos a enriquecimentos à custa de pessoas que mal ganham para comer», critica o presidente da Cooperativa do Bebedouro, pedindo mesmo a «demissão dos cargos que desempenham». «As pessoas ficam indignadas e revoltam-se», lamenta ainda, lembrando que esta é uma região que «vive essencialmente do leite» e «a pouco e pouco as pessoas vêem-se obrigadas a abandonar a produção». «Há centenas de pessoas que estão a passar mal», garante José Marques.
No encontro de segunda-feira os produtores decidiram esperar pelas reuniões das restantes cooperativas da região, nomeadamente de Montemor, Soure e Tocha, para reclamar medidas que, segundo José Marques, devem passar, acima de tudo, pelo aumento do preço do leite ao produtor e, em segunda análise, pela atribuição de apoios que têm vindo a ser retirados. «Vamos aguardar pelas decisões que as restantes direcções das cooperativas vão tomar», explica o dirigente, que aguarda também por reuniões pedidas com o governador civil de Coimbra e com o director regional de Agricultura e Pescas do Centro. Para estes a Cooperativa do Bebedouro tem já trabalho feito para mostrar. «Vamos apresentar as características da produção, os problemas e apresentar soluções», explica José Marques.

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1354&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt