terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Autárquicas 2009

Dis­tri­tal do PSD reu­niu para aprovar seis can­di­da­tos às autár­qui­cas. Só em Oli­vei­ra do Hos­pi­tal não ia ser segui­da a indi­ca­ção con­ce­lhia

A Dis­tri­tal do PSD de Coim­bra pre­pa­ra­va-se, ontem à noi­te, para apro­var seis can­di­da­tos às autár­qui­cas, onde se des­ta­ca o nome de Dia­man­ti­no Gar­cia em Góis e de Mário Alves em Oli­vei­ra do Hos­pi­tal.
O pri­mei­ro é o actu­al vice-pre­si­den­te da Câma­ra de Góis, foi elei­to nas lis­tas do PS, par­ti­do do qual já admi­tiu vir a des­vin­cu­lar-se na sequên­cia des­te pro­ces­so. Dia­man­ti­no Gar­cia pre­ten­dia ser o can­di­da­to soci­a­lis­ta, mas sen­tiu-se igno­ra­do pelas estru­tu­ras do PS. Deve ago­ra avan­çar como inde­pen­den­te, nas lis­tas do PSD, con­tra Lur­des Cas­ta­nhei­ra (PS).
A esco­lha de Mário Alves para Oli­vei­ra do Hos­pi­tal (actu­al pre­si­den­te), não sen­do uma sur­pre­sa, é o úni­co caso em que a Dis­tri­tal não acei­ta a pro­pos­ta da con­ce­lhia, que pro­pôs a can­di­da­tu­ra do seu pre­si­den­te José Car­los Men­des. «É o úni­co caso», admi­tiu Pedro Macha­do, antes da reu­ni­ão que à hora de fecho ain­da não tinha ter­mi­na­do, avan­çan­do três moti­vos para essa deci­são: «Há uma ori­en­ta­ção estra­té­gi­ca cla­ra naci­o­nal que deve­mos recan­di­da­tar os actu­ais pre­si­den­tes da Câma­ra; há tra­ba­lho fei­to pelo autar­ca que nos moti­va e todos os indi­ca­do­res que temos apon­tam para uma vitó­ria cla­ra de Mário Alves». Res­ta ago­ra saber o que fará José Car­los Men­des, não sen­do de exclu­ir a pos­si­bi­li­da­de de avan­çar com lis­ta própria.
Além des­tes dois nomes, Pedro Macha­do pre­ten­dia apro­var as can­di­da­tu­ras de José Bri­to (Pam­pi­lho­sa da Ser­ra) - que assu­miu a lide­ran­ça do muni­cí­pio após a saí­da de Her­ma­no Almei­da -, de Rocha Almei­da (Mira) e de Jor­ge Vei­gas (Tábua), bem como a recan­di­da­tu­ra de Ricar­do Alves (Arga­nil). «Que­ro ganhar nas seis câma­ras, quer onde já somos líde­res quer onde somos opo­si­ção», afir­ma Pedro Macha­do. Além des­tes seis, que supos­ta­men­te fica­ram ontem à noi­te resol­vi­dos, a prin­ci­pal dúvi­da entre os soci­ais demo­cra­tas é na Figuei­ra da Foz. Duar­te Sil­va já falou com Pedro Macha­do e com Manu­e­la Fer­rei­ra Lei­te mas ain­da não terá decidido. Nas res­tan­tes câma­ras PSD (Coim­bra, Mon­te­mor-o-Velho, Can­ta­nhe­de, Pene­la, Pena­co­va, Miran­da do Cor­vo e Vila Nova de Poi­a­res) os actu­ais pre­si­den­tes recan­di­da­tam-se.
Já em Tábua, o advo­ga­do, que já “defron­tou” Ivo Por­te­la (actu­al pre­si­den­te e assu­mi­do can­di­da­to inde­pen­den­te nas lis­tas do PS) há oito anos, regres­sa para um “der­bie” que se afir­ma “quen­te” na dis­pu­ta pela Câma­ra de Tábua. Con­si­de­ra­do «como um can­di­da­to for­te e mui­to bem posi­cio­na­do», Jor­ge Vei­gas é a apos­ta do PSD para recon­quis­tar Tábua. Toda­via, o con­fron­to polí­ti­co pro­me­te uma redo­bra­da ani­ma­ção, ten­do em con­ta a mais que pro­vá­vel recan­di­da­tu­ra nas lis­tas do PS de Mário Lou­rei­ro, inde­pen­den­te que enca­be­çou a lis­ta do PSD nas últi­mas autár­qui­cas e actu­al vere­a­dor. Ape­sar de não haver qual­quer con­fir­ma­ção, nem do can­di­da­to, nem da estru­tu­ra local dos soci­a­lis­tas, é dada como cer­ta a pre­sen­ça de Mário Lou­rei­ro como núme­ro dois de Ivo Por­te­la.

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=737&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt