segunda-feira, 4 de julho de 2011

Já nasceu a Liga dos Amigos do Hospital Distrital da figueira da Foz

A Liga dos Amigos do Hospital da Figueira da Foz (LAHDFF) nasceu hoje no Casino Figueira, espaço que acolheu a sua apresentação oficial ao público.
“Este era já um projecto antigo. Mas só agora houve condições para o concretizar”, disse Conceição Toscano, que a par com outros quatro «amigos» concretizaram um desígnio já com cerca de 11 anos.
Tendo em conta a área de influência do Hospital Distrital da Figueira da Foz, esta Liga conta com o apoio à sua fundação das autarquias da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, inúmeras empresas do concelho, instituições particulares de solidariedade social, escolas entre outros organismos que integram a sociedade, como também cidadãos em nome individual.
De acordo com os estatutos provisórios, a LAHDFF tem como objectivos “promover a colaboração, dinamização e o envolvimento da comunidade com a instituição hospitalar; colaborar com os órgãos de gestão hospitalar; articular com as redes sociais existentes, na perspectiva de solidariedade e justiça social entre indivíduos, participando e dinamizando acções de apoio na sua área especifica; desenvolver e dinamizar grupos de voluntariado que possam contribuir para a humanização do Hospital”. Também a imagem institucional da Liga já se encontra construída, e é da autoria do figueirense Cação Biscaia.

Levar o projecto para a frente
Para além da apresentação pública, esta sessão serviu para realizar o primeiro levantamento de inscrições para sócios fundadores. O próximo passo, explica António Guardado a O Figueirense, passa pela “realização da escritura de constituição da Liga” e, posteriormente, a “eleição dos corpos sociais”.
Quanto a uma possível candidatura à presidência desta associação, António Guardado foi peremptório ao afirmar que a sua intenção não passa por integrar a direcção.
“A grande obra que tinha que fazer era esta, ou seja, contribuir, na medida do possível, para chegarmos até este momento. Acredito que haja muitas pessoas, com excelentes capacidades, para levar este projecto para a frente”, disse em declarações a O Figueirense.

A voz da comunidade
Presente na cerimónia, o administrador do HDFF manifestou o “enorme apreço” pela criação desta Liga, realçando que esta representa uma interacção colectiva, ou seja, é transversal a toda a comunidade. “A Liga pode ser uma mais-valia para as dificuldades que se avizinham”, disse durante a cerimónia Sousa Alves, recordando a recente obra realizada nesta instituição – novo Edifício do Serviço de Urgência e Consulta Externa – que, refere, “trouxe alguns constrangimentos económicos” ao Hospital.
Para João Ataíde os elementos que integram, e que futuramente vão integrar, a Liga “vão assumir, perante o Hospital figueirense, a voz da comunidade”.
“Este nascimento é o reconhecimento do prestígio e excelente trabalho que o nosso Hospital tem vindo a desenvolver quer no concelho, quer no distrito ou região”, destaca o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
João Ataíde acredita que num futuro próximo, a “criação de uma Unidade de Cuidados Continuados possa vir a ser um grande objectivo do Hospital”, uma vez que “conta já com o apoio da Liga”.

Leia a reportagem na íntegra na próxima edição de O Figueirense, nas bancas dia 8 de Julho

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt