terça-feira, 26 de abril de 2011

“Consagração do pastel de Tentúgal não é no concurso das 7 Maravilhas”

A Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal promoveu ontem uma cerimónia para assinalar a passagem da candidatura do pastel de Tentúgal à segunda fase do concurso “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, onde foram enaltecidas as características de um doce com 400 anos de história, que tem uma imagem perene, para lá de qualquer concurso «decidido por SMS», como lembrou Pedro Machado.
O tentugalense, que é vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e, simultaneamente, presidente da Entidade de Turismo Centro de Portugal, para além de confrade, frisou que «a consagração do pastel de Tentúgal está aqui, não é no concurso», para explicar que as «”7 Maravilhas” é um instrumento de televisão». «O que se trata ali é de quem manda mais SMS», alertou, sublinhando que «aquela final é criada para um bom programa de televisão».
Pedro Machado defende que, com ou sem concurso, «este património não é alienável», no sentido em que «em Tentúgal, faz-se um doce único e dos melhores do mundo», frisando também que se trata de «um valor acrescentado para a região».
No entanto, o responsável pela promoção turística na região não descura a importância do concurso da RTP, referindo que pode ser importante «para a notoriedade e visibilidade de um produto que nós já sabemos que é bom».
É tão bom que o próprio presidente da Câmara Municipal de Montemor quase se declarou tentugalense, defendendo o orgulho de ter, «no meu concelho, a vila mais linda e o melhor pastel do mundo».
Luís Leal não esqueceu o contributo de José Saramago para a divulgação do pastel de Tentúgal, «um dos seus últimos actos públicos», nem tão pouco a importância económica do doce, que «cria cerca de 100 postos de trabalho directos».
O autarca elogiou ainda os esforços realizados no sentido da certificação do doce, um tema abordado pela Grão-Mestre da Confraria do Doce Conventual, quando explicou que «temos de assegurar que o pastel de Tentúgal vendido no Algarve é igual ao que se vende no Minho».
Olga Cavaleiro anunciou que a iniciativa “Momento Pastel de Tentúgal”, ontem levada a cabo, vai ser repetida, começando, já na próxima semana por Cantanhede e Lisboa, explicando que «o que queremos é chamar a atenção», até porque «este doce tem algo de especial e é o protagonista desta vila».

“Um dia bom para ser presidente da junta”
O presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Décio Matias, foi o primeiro a tomar da palavra, defendendo que o pastel «tem hoje uma identidade nacional e honra as pasteleiras e a confraria», lembrando a recente eleição, na feira de Portalegre, como «melhor doce conventual».
O autarca não deixou de lembrar que, «só recentemente encontrei união entre as pasteleiras», algo que atribui à intervenção de várias entidades, destacando o trabalho de Luís Leal, «aliado à coesão conseguida por Olga Cavaleiro».
«Hoje é um dia muito bom para ser presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal», sublinhou.
A cerimónia contou ainda com as palavras de José Craveiro, Chanceler da Confraria, que mostrou grande agrado por, ao fim de 40 anos, ter sido ouvido na intenção de «preservar o que é nosso», lembrando várias vezes a herança deixada pelas irmãs carmelitas do Convento de Nossa Senhora do Carmo. «Temos uma dívida a quem veio antes de nós e nos deixou tudo de graça», finalizou.
Mário Fidalgo, da Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (ADELO), tomou a palavra para assegurar o apoio da entidade aos agentes envolvidos na promoção do pastel, garantido que, «tomara muitos territórios terem um produto assim a que se agarrarem».

Escrito por José Carlos Salgueiro
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=12348&Itemid=111

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt