segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ARH Centro intervém nos rios Foja e Ega

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro) assinou ontem o contrato de adjudicação de duas obras que visam a requalificação de dois troços dos rios Foja, no concelho de Montemor-o-Velho, e Ega, em Condeixa, num valor total de cerca de 170 mil euros.
A sessão oficial decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, onde Teresa Fidélis assinou o contrato com a empresa Antonino Madeira & Filhos, de Oliveira do Hospital. Em concreto, trata-se, no caso do rio Ega, de limpar e desmatar cerca de quatro quilómetros do percurso, obra que ficou por fazer, aquando de uma intervenção realizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCRC) há uns anos.
Esta intervenção, que orça em cerca de 23 mil euros, vai ser executada no concelho de Condeixa--a-Nova, entre as freguesias de Condeixa-a-Velha e Ega, onde o rio, como é documentado pelas fotos, sofre de “sobrelotação” de vegetação.
A intervenção mais importante acontece no rio Foja, no concelho de Montemor-o-Velho, onde as obras visam alargar o leito, num percurso de cerca de 450 metros, assim como o reforço dos pilares da ponte de Azenha-a-Nova.
Uma intervenção que também está prevista é a construção de um novo descarregador, do tipo fusível, cuja função é “rebentar” em casos de cheias muito intensas, protegendo assim as povoações a jusante.
Aliás, a presidente da ARH Centro, esclareceu ontem que as intervenções, já realizadas, e a realizar, um pouco por toda a bacia hidrográfica do rio Mondego, visam, «não só a requalificação dos rios, mas também a prevenção dos riscos» associados às cheias.

Teresa Fidélis referiu a intenção de descentralizar os actos oficiais, tal como ontem aconteceu, salientando a importância dos municípios como «parceiros chave» na acção da instituição.
«Estão perto dos cidadãos e podem transmitir mais facilmente as nossas informações», disse, sublinhando que o processo inverso também é válido, no sentido das reivindicações, sugestões e necessidades chegarem à ARH Centro.
Seguindo esta lógica descentralizadora, a dirigente manifestou intenção de se deslocar também à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, para apresentar o contrato e a obra a realizar naquele concelho.
Teresa Fidélis frisou ainda que a empreitada agora contratualizada está inserida numa «intervenção mais vasta», de cerca de dois milhões de euros, estando já requalificados cerca de 60 quilómetros.
Levantou ainda “o véu” sobre uma intervenção a realizar, durante o ano de 2011, nos rios Ceira, Mondego e Ega, envolvendo um investimento superior a 300 mil euros, que será publicitado em breve.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Luís Leal, enquanto anfitrião, proferiu palavras de circunstância, saudando o facto da assinatura do contrato ser no seu concelho e aproveitando para enaltecer as potencialidades turísticas do rio Mondego e dos seus afluentes.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=10179&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt