quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O maior Europeu de sempre a postos em Montemor-o-Velho

Os níveis de segurança e os canais do rio foram ontem testados no dia que juntou mais de 100 voluntários na preparação da estrutura do Europeu de Remo. O entusiasmo é grande.
Não se pode dizer que a estrutura do Campeonato Europeu de 2010 está finalizada e que a prova poderia começar amanhã. Mas para lá caminha. Nesta altura, a pista náutica de Montemor-o-Velho ainda não tem a balizagem pretendida e o canal de aquecimento concluído e no terreno envolvente ao núcleo da prova permanecem alguns trabalhos por terminar. Mas nada disso deverá condicionar o normal curso de preparação do europeu. Sábado, os mais de 100 voluntários testaram os níveis de segurança e os canais do rio e tudo está quase a postos.
Os responsáveis esperam “o maior Europeu de sempre”, que se prepara para receber 35 selecções, o número de inscrições verificado à condição, mas que poderá ainda aumentar até ao final do mês. Testada com sucesso a nova estrutura, a Federação Portuguesa de Remo (FPR) reserva as melhores expectativas para a prova. “Esta pista tem excelentes condições e é uma obra espectacular. Não tenho dúvidas que este é o maior campeonato da Europa jamais realizado”, sublinha Rascão Marques, o presidente da federação. O entusiasmo leva mesmo a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na voz de Luís Leal, a pedir, para um dia, “a realização de um campeonato do Mundo” naquela pista. “Depois de um Inverno rigoroso e que dificultou as coisas, estamos a acelerar de forma evidente e esta é uma obra de orgulho para o país”, explicou Luís Leal. Em desenvolvimento, estão já as candidaturas para o Europeu de juniores 2011 e para o Mundial sub-23, em 2013. Certa será a organização da Coupe de La Jeunesse, em 2012.
“Temos uma selecção demasiado jovem, mas com muita vontade”, observou Rascão Marques, a propósito das possibilidade de Portugal para a competição de Setembro próximo.

23 milhões investidos

No âmbito da rede nacional de Centros de Alto Rendimento promovida pelo Governo, Laurentino Dias mostra-se optimista com o “grande investimento feito no CAR de Montemor-o-Velho”. “Não é normal, em Portugal, investir desta forma em modalidades que muitos chamam menores. É para passarem a ser modalidades maiores que se investe assim”, explica o Secretário de Estado. Mais de 23 milhões de euros foram investidos, entre pista e espaço de treino envolvente. Luís Leal, por sua vez, destacou que a verba em causa engloba, para além dos 90 hectares do espaço competitivo, as ciclovias que irão separar a pista do centro Histórico de Montemor-o-Velho e os 7,5 quilómetros de treino para todos os atletas.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/?p=3062

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt