quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comboios regressaram à cidade

Os comboios dos serviços Urbano e Regional voltaram a circular, ontem, terça-feira, entre as estações de Coimbra A (centro da cidade) e Coimbra B, após um mês de interrupção, para satisfação dos utentes. Alguns tinham de apanhar três autocarros até chegarem aos destinos. Ana Martins, de 26 anos, utiliza o comboio para se deslocar de Alfarelos, onde vive, para Coimbra, onde trabalha. A suspensão daquele serviço, a 17 de Julho, devido a obras - foi detectado um problema num pilar de acesso rodoviário à Ponte Açúde -, causou-lhe alguns ?transtornos?, como acordar mais cedo ou ?ir para um autocarro cheio?.
“Apanhava o autocarro em Coimbra B e, como trabalho em Celas, não me posso queixar, porque ia directo. Mas sei de pessoas que apanhavam três autocarros para chegar ao destino”, contou.
Mostra-se satisfeita com o regresso dos comboios ao centro da cidade, até porque, se se mantivesse a interrupção, “ia ser o caos, sobretudo em Setembro, com o começo das aulas”.
A reabertura do troço entre as duas estações e a conclusão de uma das fases de requalificação de Coimbra B, iniciada em Dezembro de 2009, vai permitir que os comboios dos serviços urbano e regional voltem a circular directamente até à Estação de Coimbra Cidade, anulando a necessidade de transbordos, diz uma nota da CP datada de 12 de Agosto.
Foi para confirmar isso mesmo que Isabel Santos, de 55 anos, se dirigiu, ontem, à estação que fica no centro da cidade. Uma “maravilha”, assim classificou o regresso dos comboios, após uma interrupção que entende ter afectado o comércio da Baixa, onde trabalha.
Nos primeiros dias, Isabel - que viaja de comboio entre Pampilhosa do Botão (Mealhada), onde vive, e Coimbra - fez a pé o caminho entre as estações.
Fátima Castelhano, de 39 anos, que se desloca entre Formoselha (Montemor-o-Velho) e Coimbra, não esconde a alegria por já não ter de apanhar dois autocarros para o trabalho: “É um alívio, já tinha saudades de sair nesta estação (Coimbra A)”.
Joana Figueira, estudante de 20 anos, oriunda de Monte Real, Leiria, também tinha de viajar em dois autocarros. ?Cheguei a ficar uma hora à espera, em Coimbra B, diz.
Segundo Bruno Martins, da CP, a “preocupação” da empresa “foi minimizar os impactos negativos” que os problemas que foram surgindo, neste troço ferroviário tiveram “no quotidiano dos seus clientes”.
Há um mês a CP acordou com a empresa municipal de Coimbra o transporte dos passageiros, mediante o reforço das carreiras existentes.

Carina Fonseca
In http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Coimbra&Option=Interior&content_id=1643249

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt