terça-feira, 24 de agosto de 2010

Animação para todos em Montemor-o-Velho

Há várias novidades da edição deste ano das Festas de Montemor-o-Velho. O orçamento apresenta uma redução de cerca de 14 por cento, ronda os 200 mil euros, e os dias de festa também diminuem. Apesar disso, e de acordo com a vereadora da autarquia de Montemor-o-Velho, Alexandra Ferreira, “há a manutenção da atractividade”.
Com a participação do tecido associativo esta feira, segundo Alexandra Ferreira, será “pautada pela coesão e partilha entre as associações” e terá, no recinto existente na vila, vários locais inteiramente dedicados às várias colectividades.
Ao nível da animação (ver programa) houve um cuidado, por parte da autarquia, em torná-lo “dirigido a todas as faixas etárias” e, por isso, são certas as actuações de Tony Carreira e Xutos&Pontapés. “Embora sejam artistas de cachet elevado garantem retorno”, salientou a vereadora na apresentação das festas.
Há “dois pilares fundamentais” que se associam à animação, nomeadamente a cultura e o desporto. No caso específico da cultura conitnuam a decorrer as celebrações dos 500 anos de Fernão Mendes, com diversas iniciativas previstas e relacionadas com estas comemorações.
Ao nível do desporto e na opinião da vereadora “abre-se com esta feira uma porta para algo que vai colocar Montemor no mapa europeu que é o Campeonato Europeu de Remo”.
Este ano à mostra das associações, das freguesias, do tecido empresarial, associa-se um elaborado programa desportivo, cultural, etnográfico e gastronómico, dando a conhecer o concelho. Cultura e desporto são, assim, as linhas programáticas que funcionam como um condutor de toda a programação das Festas’10.
E, não será certamente pela diminuição em 14 por cento do orçamento que a feira será menor, pois Alexandra Ferreira destacou que “é esperado um grande certame”.
Pedro Macho, vereador da autarquia montemorense, salientou que as festas são dedicadas “à memória e identidade” e que Montemor-o-Velho quer “destacar e distinguir personalidades”. Quer igualmente que o concelho se afirme “no conjunto regional através das raízes”.
Raízes que também passam pelas tradições do Baixo Mondego e que permitirão “projectar Montemor-o-Velho naquilo que é a sua génese”, afirmou Pedro Machado.
Depois de no ano passado terem passado cerca de 50 mil pessoas pelo recinto da feira este ano a expectativa também é elevada, apesar de haver uma diminuição do número de dias. Para os responsáveis da autarquia é igualmente importante que os visitantes fiquem mais do que um dia no concelho e que o fiquem a conhecer melhor.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/?p=4044

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt