quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tentúgal


Freguesia vive dias de devoção a Nossa Senhora do Carmo

A padroeira da vila é Nossa Senhora da Assunção, mas é uma outra Senhora, a do Carmo, que mobiliza para a festa as gentes da freguesia de Tentúgal e de vários pontos da região. Tudo terá começado em 1565, quando a vila recebeu a primeira comunidade de Carmelitas e, no século XVII iniciou a construção do Convento de Nossa Senhora do Carmo. Começou, então, uma intensa devoção à santa que ainda hoje perdura. A festa volta, por isso, a tomar conta da vila. Já começou e é, essencialmente, religiosa, contemplando, contudo, mas em menor dimensão, uma vertente profana.
«A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo destaca-se das demais festas do concelho (de Montemor) pela predominância do elemento religioso», frisa uma nota da organização, que destaca, precisamente, como momento de grande devoção as novenas que têm vindo a decorrer na igreja do Convento, «onde a comunidade se organiza para que cada dia seja um momento diferente». «Verdadeira expressão do que é a devoção à Senhora do Carmo, todos os dias aquela igreja conhece a participação das gentes da freguesia», sublinha a organização das festas, referindo o «gesto de partilha» que a novena proporciona, demonstrando, assim, «a presença que a Nossa Senhora do Carmo tem» na vida da comunidade.
Hoje, último dia da novena, marca também o início de um outro capítulo no programa das festas de devoção à Senhora do Carmo, que se prolonga até sábado. É, pois, o dia, em que a imagem da santa é levada no andor, durante uma procissão de velas que vai percorrer, a partir das 22h00, as ruas da vila, que se encontram engalanadas. Os enfeites nas artérias são habituais, mas este ano com uma nova componente, já que a comissão de festas propôs à comunidade um concurso de janelas e varandas enfeitadas, com motivos de decoração centrados na santa. «No final da procissão, o povo, tal como em tempos passados, ainda canta à Senhora, fazendo a serenata. Então, à porta da igreja, cantam-se quadras à Nossa Senhora como mostrando felicidade por estes três dias de festa», descreve a organização.
O dia de amanhã representa o ponto alto das festas, «em que todos, mesmo aqueles que estão fora o ano todo, regressam ao Convento» e participam nas cerimónias que decorrem na igreja e na procissão que se segue. Marcam presença, pois, em Tentúgal, as muitas pessoas que mantém ligações à vila, assim como os muitos devotos das vilas vizinhas, «talvez porque durante cerca de 300 anos o Convento tenha sido o pilar, não só da freguesia, mas de toda a região circundante». «É um dia de grande comunhão, não só pela devoção presente à rainha do Convento, mas também de comunhão de uma história passada que teima em não se deixar esquecer».
Sábado é o dia da despedida e do regresso da santa ao Convento. Após a pregação, na procissão do Adeus, os devotos despedem-se atirando pétalas de rosa à imagem e cantando a despedida. Após este momento, o padre entrega o escapulário, que tem mais de 750 anos de uso, a quem o queira receber, simbolizando a união entre o devoto e a Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=8150&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt