sábado, 24 de julho de 2010

Paulo Teixeira é o novo comandante dos Bombeiros

O novo timoneiro dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho toma posse sábado, numa cerimónia marcada para as 17h00. Paulo Teixeira, 47 anos, licenciado em Gestão de Empresas, é o sucessor de Morais Jorge, um verdadeiro “dinossauro” que, aos longos dos últimos anos, assumiu as rédeas do comando operacional da corporação de Montemor.
Profundo conhecedor dos “cantos da casa”, uma vez que está ligado aos bombeiros desde 1999, Paulo Teixeira é simultaneamente ambicioso e regrado nos seus projectos para a corporação. «Acredito que posso ajudar este grupo de trabalho e criar mais-valias», sublinha, equacionando como prioridade das prioridades a «formação e instrução». Não apenas porque esse é o primeiro patamar para garantir «respostas eficazes», que é o que «se espera dos bombeiros», refere, mas também por conhecer “por dentro e por fora” as condições da corporação e saber que «não há propriamente muito dinheiro, nem nesta nem nas outras corporações». Aliás, nos últimos anos Paulo Teixeira tem «dado uma ajuda» à direcção ao nível da componente de gestão e contabilidade, tanto mais que essa é a sua formação académica e a sua área profissional. Uma “intervenção” que lhe permite, confessa, uma visão «muito real do que são condições e as disponibilidades» e que, necessariamente, “refreiam” as suas ambições no que concerne a mais e a novos meios. «Numa segunda fase, quando houver outra disponibilidade económica, não vou desperdiçar a possibilidade de ter mais e melhores equipamentos», mas, salvaguarda, «isso não vai acontecer já, tendo em conta a forma como o país está». Por isso, no imediato, «vamos trabalhar com o que temos» e daí essa aposta na formação e instrução.
Paulo Teixeira é, ele próprio, formador da corporação e reconhece que esta é uma área fundamental. «Como bombeiro sinto essa falta e essa necessidade», confessa. E já fez diligências, junto de outros formadores, no sentido de avançar rapidamente com esta área. «Temos gente com muita qualidade na corporação», afirma, sublinhando que, para além da formação, onde pretende atingir patamares de referência, há também o «factor motivação, que me compete imprimir», assume.
«Sinto que posso ajudar este grupo de trabalho e criar mais-valias», afirma, sem falsas modéstias, Paulo Teixeira, reconhecendo que pela frente tem um enorme desafio. «Não é uma missão impossível, mas é seguramente uma tarefa difícil», diz ainda, admitindo que «não sei se serei a pessoa mais indicada, mas alguém tinha de o fazer e, por isso, aceitei o desafio». E, com um espírito pragmático, o novo comandante entende que «não há soluções ou respostas ideais», o que há é «trabalho, persistência e conjugação de boas-vontades». E a esta receita Paulo Teixeira quer imprimir a sua marca, no sentido de formar uma equipa de excelência.

“Responder como profissionais”
«As exigências hoje são muitas e nós não podemos falhar», considera, apontando a rapidez da resposta e a eficácia na actuação como uma meta a atingir, uma vez que, «mesmo sendo voluntários temos de agir e responder como profissionais».
O facto de suceder a um “dinossauro” como o comandante Morais Jorge não assusta Paulo Teixeira. «Vou fazer o meu melhor», promete, deixando claro que conta com «a colaboração de toda a corporação», em especial daqueles que ocupam funções com mais responsabilidade. Mas o novo comandante não deixa de, de alguma forma, se sentir “herdeiro” de Morais Jorge, e acredita mesmo que a sua nomeação, da responsabilidade da direcção, deve ter “a mão” do seu antecessor. «Julgo que não foi por acaso», diz, adiantando que, para além do contacto estreito que manteve com o antigo comandante nos bombeiros, «também foi meu chefe na Câmara». «Trabalhámos juntos 10 ou 12 anos», acrescenta, crente que Morais Jorge desempenhou um “papel” na sua escolha para assumir o comando operacional dos Bombeiros de Montemor. E, ao «excelente trabalho» que Jorge desenvolveu, este montemorense de Seixo de Gatões quer somar, a partir de agora, a sua «marca pessoal», num paradigma que, defende, é necessariamente «diferente».

Escolha reuniu unanimidade da direcção
Satisfeita com a escolha está a direcção dos Voluntários de Montemor, presidida por Mota Correia, que sublinha a «unanimidade» que rodeou o nome de Paulo Teixeira. Uma tarefa que, reconhece, «não foi fácil», uma vez que se trata de suceder a um homem carismático como o comandante Morais Jorge, que considera um «verdadeiro dinossauro» no trabalho que desenvolveu na corporação. Todavia, «tínhamos que encontrar uma solução», refere, tendo em conta o pedido feito pelo comandante, em Março passado, no sentido de deixar o corpo activo e passar ao quadro de honra. A seu favor, Paulo Teixeira tem um conjunto de “argumentos”. «É um conhecedor profundo do quartel, conhece a real situação económica da corporação» e, além disso, «é homem muito trabalhador, com ideias próprias e devotado à causa». Por isso, no entender de Mota Correia, Paulo Teixeira reúne as «características certas» para o comando e, «com a colaboração de todos», direcção, comando e corpo activo, vai levar “o barco a bom porto”.
As demarches para a escolha do novo comandante começaram ainda em Março, e, depois de, a nível interno, a direcção analisado os vários cenários possíveis e optado por Paulo Teixeira, o nome do novo comandante foi submetido à apreciação da tutela, que lhe deu o necessário aval. A tomada de posse está marcada para sábado, às 17h00.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=8255&Itemid=111

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt