segunda-feira, 28 de junho de 2010

A capital dos dadores de sangue

Julho será um mês complicado no que toca às dádivas de sangue. E porque é preciso prevenir, o alerta está feito.

Números. Por dia são necessárias 1.000 a 1.200 colheitas de sangue. Se a quantia falha: perigo.
Com o Verão à porta, eis a ameaça. Faltam médicos no mês de Julho para fazer as colheitas de sangue. E o ponto de situação não é dos melhores. Se faltarem os médicos, o país deixa de ser auto-suficiente. O alerta foi dado, ontem, numa iniciativa inédita que decorreu em Montemor-o-Velho.
Mais de 30 associações de dadores de sangue de todo o país – e até de Espanha – vieram até Montemor-o-Velho. O encontro nacional e internacional, uma iniciativa organizada pela Associação de Dadores de Sangue do Baixo Mondego, conseguiu juntar milhares de pessoas por uma causa que continua a salvar vidas.
Porém, nem sempre tudo corre como o esperado. Apesar da presença de associações de todo o país, o Instituto Português de Sangue não se fez representar. Motivo? O presidente da Associação de Dadores de Sangue do Baixo Mondego, Artur Jorge, dá a resposta: “férias”. Contudo, e porque nunca se sabe quando é preciso, “os dadores de sangue nunca estão de férias”, assegura Artur Jorge.
Não há nomes e nem é preciso conhecer os rostos. Faça chuva, sol, esteja frio ou calor os dadores estão sempre prontos para ajudar. É Ilda Neves, do Centro Regional do Sangue de Coimbra, que o afirma.
E os números estão aí. Se Portugal precisa de 1.000 a 1.200 colheitas de sangue para ser auto-suficiente, a realidade mostra que há mais de 40 mil dadores no país. Um número que não tem parado de aumentar. Contudo, há que ultrapassar barreiras. Uma delas passa pelo aproveitamento do plasma. Isto porque, segundo a Federação das Associações de Sangue, são perdidos mais de 30 milhões deu euros pelo não aproveitamento do plasma.
“Dar sangue é ultrapassar fronteiras”. O presidente da autarquia de Montemor-o-Velho, Luís Leal, destaca o trabalho da associação, que “conseguiu trazer cidadãos de vários lados até Montemor”.
Em cinco anos de existência, a Associação de Dadores de Sangue do Baixo Mondego soma 700 associados. Ontem conseguiram mais uma vitória.

Raquel Mesquita
In http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=83957&ed=28062010

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt