quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seixo: 29.º festival de folclore e 40.º aniversário do Flores do Monte

A freguesia do Seixo (Montemor-o-Velho), “já nos limites da gândara”, recebe, dias 29 e 30 de Maio, o 29.º Festival de Folclore da Associação Rancho Folclórico Flores do Monte, momento cultural e de convívio que também visa comemorar o seu 40.º aniversário.
O “Flores do Monte” é uma associação fundada em 1970, originária de uma contradança que apenas saía para as ruas da freguesia por ocasião dos festejos do Carnaval, no intuito de angariação de fundos para a Igreja Paroquial. Naquela data, um grupo de “apaniguados da cultura popular” decidiu criar um Rancho Folclórico, apelidando-o de Flores do Monte, iniciando, desde então, um digno e significativo trabalho de pesquisa e recolha de músicas, danças e tradições, no intuito de preservar e divulgar a herança cultural dos seus antepassados. As suas danças são mexidas e o traje é muito semelhante ao da “Tricana de Coimbra”. A Associação Flores do Monte, sem sede própria, realizou, durante vários anos, as suas reuniões e os ensaios num espaço cedido pela Associação Fernão Mendes Pinto. As instalações do novo “Centro Cultural do Seixo”, utilizadas por todos os movimentos associativos da freguesia, vieram proporcionar melhores condições de desenvolvimento cultural, ocupação dos tempos livres e realização de eventos lúdico-recreativos.
O 29.º festival do Flores do Monte, além da mostra da cultura popular de outras regiões do país, também pretende demonstrar a vitalidade do grupo organizador, proporcionando momentos de convívio e troca de experiências entre os elementos dos grupos participantes. Este evento cultural e de animação inicia-se dia 29, pelas 19h30, com a recepção de “boas-vindas a sócios e convidados, seguindo-se um jantar de confraternização. Pelas 22h00, está agendada a actuação de um Grupo Musical de Animação e baile com Quim Martinho.
Dia 24, pelas 15h00, a organização recebe os Grupos Convidados e Entidades Oficiais, no Largo da Igreja; 15h30, desfile dos Ranchos até ao Centro Cultural (junto às Escolas), com a actuação pela seguinte ordem: Rancho Folclórico Flores do Monte – Seixo (anfitrião), Rancho Folclórico “Os Camponeses de São Vicente do Paul” -Santarém, Grupo Cultural Folclórico Verde Pinho de Pinheiro de Côja –Tábua, Rancho Folclórico Lírios do Nabão, de Freixianda – Ourém, Rancho Folclórico São Martinho - Tavarede, Figueira da Foz e Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro - Casal Cimeiro, Soure.
A iniciativa tem o apoio da Fundação Inatel (Coimbra), Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia do Seixo e Crédito Agrícola do Baixo Mondego.

Fonte: Fonte: GRPC - Aldo Aveiro (24-05-2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt