terça-feira, 25 de maio de 2010

Maior pastel de Tentúgal do mundo tem mais de 10 metros

O maior pastel de Tentúgal do mundo, com mais de 10 metros de comprimento foi hoje confeccionado na feira de doçaria local, envolvendo 30 pessoas, 60 quilos de açúcar, 140 de farinha e dois mil ovos

Ao fim de quatro edições, o pastel gigante ultrapassou em oito centímetros os dez metros de comprimento, suplantando em dois metros o anterior recorde, estabelecido em 2009.
«É um pastel que tem 140 quilos de farinha, 60 de açúcar, 160 dúzias de ovos e 60 litros de água. Mas sobretudo tem envolvido um grande empenho, motivação e cumplicidade por parte de todos os pasteleiros», disse Olga Cavaleiro, presidente da Associação de Pasteleiros de Tentúgal.
«Todas as pasteleiras acham que [a confecção do pastel gigante] é um momento muito emocionante. Falam dele com muito entusiasmo e emoção», acrescentou.
Na forma metálica, as pasteleiras começam por estender a massa – com meio milímetro de espessura - previamente confeccionada e depois pincelada com ovo através de uma pena de galinha que faz as vezes de pincel.
Segue-se o recheio de doce de ovos e o pastel é fechado com mais massa e manteiga antes de ir a cozer.
O forno a carvão, instalado ao ar livre, tem uma temperatura de chapa que chega perto dos 600 graus e antes de receber a forma necessita de ser arrefecido, para baixar a temperatura das brasas dos 280 para os 220 graus, evitando que o pastel queime.
«E, no final, todos querem provar um pastel que não é igual ao do dia-a-dia mas é igualmente saboroso. Vale a pena vir a Tentúgal provar este pastel gigante 2010», sustentou Olga Cavaleiro.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt