segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mundiais 2014: Representante da ICF "entusiasmada" com candidatura portuguesa

Elly Muller, da Federação Internacional de Canoagem (ICF), manifestou-se esta sexta-feira "entusiasmada" com os "argumentos" da candidatura de Portugal à organização em 2014 dos campeonatos do Mundo, numa modalidade que nos Jogos Olímpicos atribui 16 medalhas de ouro. A responsável da ICF esteve vários dias em Portugal a visitar o Centro Náutico de Montemor-o-Velho, deu o "aval técnico" ao projecto e garante que "Portugal tem excelentes possibilidades de vencer a concorrência e organizar o maior evento internacional da canoagem, que movimenta cerca de 1000 atletas".
"O projecto da pista de Montemor-o-Velho é dos melhores e mais qualificados em termos internacionais e a federação portuguesa já deu sobejas provas de organização e bom trabalho, que muito tem contribuído para o país estar entre os melhores do Mundo. Esses são alguns dos factores que ajudam à candidatura", disse a holandesa.
Em declarações à agência Lusa, Elly Muller lembrou que "Portugal é, muito provavelmente, nos últimos anos, o país que mais tem evoluído na canoagem internacional, a todos os níveis, e isso já mereceu o triunfo em assembleia da Associação Europeia (ECA) à organização dos europeus sub-23 e juniores em 2012 e dos campeonatos da Europa absolutos em 2013".
"A canoagem portuguesa está de parabéns por tudo o que tem feito. Assisti aos nacionais de fundo e fiquei maravilhada com a vitalidade e dinamismo, com mais de 500 atletas em prova. As 14 medalhas conquistadas em 2009 em provas internacionais não foram fruto do acaso. Acreditamos que o país tem potencialidades únicas para a canoagem. Boa parte das selecções da elite mundial já fazem a preparação de inverno em Portugal", acrescentou.
O presidente da federação, Mário Santos, diz que a ideia é "trazer para Portugal eventos que possam demonstrar que há boas condições de trabalho e também conseguir uma motivação adicional para a canoagem, numa política de crescente e sustentada afirmação a nível nacional e internacional".
"Queremos ainda potenciar, valorizar e rentabilizar investimentos públicos no Alto Rendimento, uma vez que estes CAR têm valências suficientes para receber eventos ao mais alto nível internacional", concluiu.
O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho está orçado em 16 milhões de euros e a sua conclusão está prevista para Setembro, altura em que vai receber os europeus de remo.
A infra-estrutura vai estar preparada para albergar a canoagem, remo, Triatlo e natação em águas abertas, todas disciplinas olímpicas.

Fonte: http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_canoagemmundiais2014reprdec_020410_244414.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt