O Convento de Santa Cruz do Buçaco, monumento com quase 400 anos, foi o local escolhido pela Turismo Centro de Portugal para apresentar o novo folheto turístico
«Este gesto de apresentarmos aqui um mapa que chama a atenção para o território e para os produtos tinha que ser feito, naturalmente num espaço que é também já por si uma mais-valia para o turismo do Centro de Portugal», referiu Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, no início da apresentação do Mapa Regional. No evento, que decorreu ontem no Convento de Santa Cruz do Buçaco, o presidente da Turismo Centro de Portugal referiu que a iniciativa de escolher a Mata do Buçaco para a apresentação prendeu-se também com o «empenho na afirmação da qualidade» deste espaço candidato às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, de forma a atribuir mais visibilidade ao seu património natural, arquitectónico, histórico e religioso.
O desdobrável apresenta a dupla funcionalidade de, por um lado, assinalar a cartografia da região, com um mapa à escala de 5/30, onde se encontram identificadas as vias, acidentes naturais e localidades, distinguindo os parques e reservas naturais, bem como os pólos de desenvolvimento turístico e parques arqueológicos, nomeadamente o de Foz Côa.
Por outro lado, identifica os principais pontos de interesse da região Centro, traçando rotas divididas por oito produtos turísticos com significativa expressão no destino Centro de Portugal: “Gastronomia & Vinhos”, com as rotas da Bairrada, do Dão, e dos vinhos da Beira Interior; “Cultural e Paisagístico”, com referências às Aldeias do Xisto, às Aldeias Históricas; ao turismo religioso, aos castelos, parques e jardins, sem esquecer os monumentos contemporâneos e outros locais a visitar. No que diz respeito ao terceiro produto turístico, “Saúde & Bem-estar”, contempla as principais estâncias termais e SPAS. O mapa assinala, ainda, os principais campos de golfe, distinguindo também as áreas de “Negócios”, “Natureza” e “Sol & Mar”, onde são contempladas as principais praias oceânicas, fluviais e estuarinas da região.
Campanha Páscoa 2010 já mostra resultados
Satisfeito com as potencialidades do Mapa Regional, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal adiantou que o desdobrável contém «também um conjunto de referências às ciclovias, aos centros de BTT, e aos circuitos pedestres», explicando que estes irão ter uma edição específica a assinalar o conjunto de percursos pedestres homologados, que será publicada pela Turismo Centro de Portugal já em Abril.
Pedro Machado aproveitou ainda o mote do lançamento do mapa para salientar o facto da Campanha Páscoa 2010 já estar a surtir os seus efeitos, sublinhando os indicadores positivos que a Turismo Centro de Portugal tem registado ao nível da taxa de ocupação e número de visitantes aos quatro pólos da marca turística da região Centro (Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Viseu), anunciando que até à próxima segunda-feira serão divulgados os dados comparativos da campanha 2010 em relação a 2009.
Elogiando a aposta forte no mercado interno e no mercado espanhol em cooperação com periódicos e operadores turísticos do país vizinho, Pedro Machado realçou a necessidade de «não só atrair, mas mais do que isso, intensificar e aumentar a permanência turística», afirmando que a estratégia passará por «garantir uma procura maior ao longo do ano e não apenas nos meses de Verão».
O evento contou ainda com as presenças de Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Buçaco e Maria Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
“Queremos que seja uma das Maravilhas mais votadas”
Durante a apresentação, Pedro Machado reforçou o empenho que tem sido colocado no sentido de elevar a Mata do Buçaco a uma das 7 Maravilhas Naturais. Numa pré-selecção a zona protegida ficou entre as 21 Maravilhas Naturais do país e as votações para eleger as derradeiras “sete” decorrem até Setembro.
Confiante, o presidente da Fundação da Mata do Buçaco, Jorge Franco confessou que a Mata do Buçaco tem «todas as condições para estar no grupo das 7 Maravilhas Naturais» pelo «grande património ambiental» que esta representa, e destacou a flora demarcada por «espécies muito raras, com centenas de anos».
«Se não se mostrar aquilo que temos de bom, as pessoas não conhecem e são estas iniciativas [lançamento do Mapa Regional] que levam a que muitas pessoas tenham a curiosidade de vir visitar e ao vir visitar irão certamente querer votar, porque isto é mesmo uma maravilha», confessou o presidente da Fundação Mata do Buçaco ao Diário de Coimbra, à margem da apresentação.
Escrito por Susana Ramos
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6802&Itemid=135
«Este gesto de apresentarmos aqui um mapa que chama a atenção para o território e para os produtos tinha que ser feito, naturalmente num espaço que é também já por si uma mais-valia para o turismo do Centro de Portugal», referiu Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, no início da apresentação do Mapa Regional. No evento, que decorreu ontem no Convento de Santa Cruz do Buçaco, o presidente da Turismo Centro de Portugal referiu que a iniciativa de escolher a Mata do Buçaco para a apresentação prendeu-se também com o «empenho na afirmação da qualidade» deste espaço candidato às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, de forma a atribuir mais visibilidade ao seu património natural, arquitectónico, histórico e religioso.
O desdobrável apresenta a dupla funcionalidade de, por um lado, assinalar a cartografia da região, com um mapa à escala de 5/30, onde se encontram identificadas as vias, acidentes naturais e localidades, distinguindo os parques e reservas naturais, bem como os pólos de desenvolvimento turístico e parques arqueológicos, nomeadamente o de Foz Côa.
Por outro lado, identifica os principais pontos de interesse da região Centro, traçando rotas divididas por oito produtos turísticos com significativa expressão no destino Centro de Portugal: “Gastronomia & Vinhos”, com as rotas da Bairrada, do Dão, e dos vinhos da Beira Interior; “Cultural e Paisagístico”, com referências às Aldeias do Xisto, às Aldeias Históricas; ao turismo religioso, aos castelos, parques e jardins, sem esquecer os monumentos contemporâneos e outros locais a visitar. No que diz respeito ao terceiro produto turístico, “Saúde & Bem-estar”, contempla as principais estâncias termais e SPAS. O mapa assinala, ainda, os principais campos de golfe, distinguindo também as áreas de “Negócios”, “Natureza” e “Sol & Mar”, onde são contempladas as principais praias oceânicas, fluviais e estuarinas da região.
Campanha Páscoa 2010 já mostra resultados
Satisfeito com as potencialidades do Mapa Regional, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal adiantou que o desdobrável contém «também um conjunto de referências às ciclovias, aos centros de BTT, e aos circuitos pedestres», explicando que estes irão ter uma edição específica a assinalar o conjunto de percursos pedestres homologados, que será publicada pela Turismo Centro de Portugal já em Abril.
Pedro Machado aproveitou ainda o mote do lançamento do mapa para salientar o facto da Campanha Páscoa 2010 já estar a surtir os seus efeitos, sublinhando os indicadores positivos que a Turismo Centro de Portugal tem registado ao nível da taxa de ocupação e número de visitantes aos quatro pólos da marca turística da região Centro (Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Viseu), anunciando que até à próxima segunda-feira serão divulgados os dados comparativos da campanha 2010 em relação a 2009.
Elogiando a aposta forte no mercado interno e no mercado espanhol em cooperação com periódicos e operadores turísticos do país vizinho, Pedro Machado realçou a necessidade de «não só atrair, mas mais do que isso, intensificar e aumentar a permanência turística», afirmando que a estratégia passará por «garantir uma procura maior ao longo do ano e não apenas nos meses de Verão».
O evento contou ainda com as presenças de Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Buçaco e Maria Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
“Queremos que seja uma das Maravilhas mais votadas”
Durante a apresentação, Pedro Machado reforçou o empenho que tem sido colocado no sentido de elevar a Mata do Buçaco a uma das 7 Maravilhas Naturais. Numa pré-selecção a zona protegida ficou entre as 21 Maravilhas Naturais do país e as votações para eleger as derradeiras “sete” decorrem até Setembro.
Confiante, o presidente da Fundação da Mata do Buçaco, Jorge Franco confessou que a Mata do Buçaco tem «todas as condições para estar no grupo das 7 Maravilhas Naturais» pelo «grande património ambiental» que esta representa, e destacou a flora demarcada por «espécies muito raras, com centenas de anos».
«Se não se mostrar aquilo que temos de bom, as pessoas não conhecem e são estas iniciativas [lançamento do Mapa Regional] que levam a que muitas pessoas tenham a curiosidade de vir visitar e ao vir visitar irão certamente querer votar, porque isto é mesmo uma maravilha», confessou o presidente da Fundação Mata do Buçaco ao Diário de Coimbra, à margem da apresentação.
Escrito por Susana Ramos
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6802&Itemid=135
Bela iniciativa duma região extraordinária.
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