segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Detectado peditório falso em nome da pequena Sofia

Diz quem o viu que, por fora, tem bom aspecto, fala bem, anda pela casa dos trinta e poucos, quarenta. O carácter é que parece ser “negro”: usando um flyer com a imagem da Sofia Fonseca, a bebé que sofre de leucemia, andou, pelo menos, por Montemor-o-Velho a pedir donativos em dinheiro em nome da família da menina.
O apelo ao coração das pessoas, levadas também por saberem que o caso, divulgado pela imprensa, é verdadeiro, facilitou a fraude, embora sejam desconhecidas as verbas que conseguiu até ter despertado a desconfiança de uma das pessoas que abordou.
A desfaçatez de utilizar o mesmo flyer usado por amigos e familiares da bebé no pedido de auxílio, provavelmente para dar credibilidade ao peditório, acabaria por o trair. Nele constava um contacto de telemóvel utilizado por uma das pessoas abordadas para confirmar a história do peditório, ficando a saber que a família não quer dinheiro mas sim a solidariedade de todos os que puderem ser dadores de medula óssea, na esperança de encontrar uma compatibilidade que salve a Sofia da leucemia mieloide crónica.
Com a situação esclarecida, foi alertada a GNR que, tudo indica, terá identificado o burlão, na quarta-feira, embora ontem não tenha sido possível confirmar se houve, ou não, detenção.
Este não é o primeiro caso de fraude em situações semelhantes. Com o Fábio, jovem de Vila Nova de Anços que esta semana ficou a saber que há um dador compatível, sucedeu o mesmo, havendo quem andasse a pedir dinheiro solidário. Noutro âmbito, também o Diário de Coimbra e a Associação Acreditar (de pais e amigos de crianças com cancro) foram recentemente usados de forma fraudulenta, com peditórios falsos em seu nome.
Há, ainda, quem se escude nas novas tecnologias e coloque a circular emails a pedir dinheiro, como também já está a suceder no caso da pequena Sofia. Enfim, «é a sociedade que temos», desabafava ontem uma amiga da família da bebé, autora do apelo.
À falta de escrúpulos de uns, responde a maioria com solidariedade e os apelos têm resultado. Um dos mais comoventes surgiu da mãe do Fábio, como ontem publicámos: «ajudem essa menina como ajudaram o meu filho». A verdade é que em três dias, após o alerta, o Centro de Histocompatibilidade do Centro (CHC), instalado no Edifício S. Jerónimo, dentro do perímetro dos HUC, já recebera perto de 200 inscrições para dadores de medula. Tal como tem feito noutras situações, o CHC irá abrir portas extraordinariamente para aumentar a possibilidade de salvar a Sofia ou uma outra qualquer pessoa no mundo. Será num sábado, a 13 de Fevereiro.

Escrito por António Manuel Rodrigues
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6013&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt