segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GNR identificou quadrilha de ladrões

Numa acção desencadeada ontem, ao princípio da manhã, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Montemor-o-Velho identificou e constituiu arguidos um homem e uma mulher, suspeitos da autoria de um conjunto de furtos em residências e estabelecimentos comerciais e ainda de e em viaturas, praticados em todo o distrito.
De acordo com fonte do Destacamento da GNR de Montemor, a detenção dos dois suspeitos aconteceu na sequência de quatro mandados de busca, que levaram os militares a Tentúgal, no concelho de Montemor, mas também a Lemede, Sandelgas e Casal das Figueiras, no concelho de Cantanhede.
Para além do homem e da mulher, ele com 48 anos e ela com 27, a operação permitiu ainda identificar mais dois elementos do sexo masculino, um com 38 e outro com 43 anos de idade, que as autoridades policiais consideram estarem relacionados com a “cadeia” de assaltos praticados em toda a região.
Por outro lado, a operação permitiu, de acordo com fonte do Destacamento da GNR de Montemor, proceder à recuperação de um número muito significativo de artigos que teriam sido furtados pelos indivíduos. Entre o espólio recuperado encontram-se telemóveis, computadores portáteis, máquinas fotográficas, dispositivos GPS, tabaco, uma viatura ligeira de mercadorias (marca Ford, de cor branca), bem como uma espingarda caçadeira, várias de viaturas de várias Marcas (Mercedes, Opel, Citoen, Land Rover e Volvo), bem como documentos pessoais e de viaturas e artigo de higiene pessoal, como cremes e champô. Nas residências dos suspeitos foram ainda apreendidas ferramentas, que se presume terem sido utilizadas na prática dos crimes, designadamente uma bomba eléctrica de sucção – que poderá ter sido usada para subtracção de combustível de estaleiros e máquinas industriais – bem como “pés-de-cabra” e um alicate de corte de grandes dimensões.
De acordo com fonte do Destacamento de Montemor, «a proveniência de alguns dos artigos – mais de uma centena – ainda não é conhecida». Por isso, e tendo em conta «o seu elevado número, características e dispersão dos locais onde os furtos terão ocorrido», o NIC de Montemor «vai prosseguir as investigações, no sentido de chegar à sua origem» e garantir a respectiva devolução aos legítimos proprietários.
A operação, da responsabilidade do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da GNR de Montemor contou com a colaboração do NIC de Cantanhede e do Destacamento de Intervenção de Coimbra.

Investigações começaram em Novembro
A acção de ontem foi o culminar de uma investigação iniciada em Novembro do ano passado, no quadro da localização de uma viatura “abandonada” junto ao rio Mondego, na zona de Tentúgal. Uma presença que alertou os militares, que suspeitaram não apenas da sua proveniência, como também da utilização que lhe estaria a ser dada.
E as primeiras diligências vieram dar-lhes razão, uma vez que a viatura ligeira de mercadorias havia sido furtada, na zona de Arrancada do Vouga, tendo a queixa do seu “desaparecimento” sido apresentada ao posto local da GNR nos primeiros dias de Outubro, não havendo, entretanto, quaisquer indícios do seu paradeiro. Os elementos do NIC consideraram ainda que o aparente abandono não passaria efectivamente disso mesmo, aventando a possibilidade de a viatura ser deixada naquele local ermo depois de usada para a prática de assaltos.
Com estes “indicadores”, os militares montaram uma operação de vigilância ao local, nos dias de Novembro. Cerca das 21h30, aproximou-se uma moto quatro, com três homens a bordo, que não obedeceram à ordem de paragem. Dois dos elementos puseram-se em fuga, a pé, pelos campos do Mondego. O terceiro manteve-se a bordo da moto quadro, e, depois de “diligenciar” o atropelamento de um dos militares (que por precaução foi transportado ao hospital, mas não sofreu qualquer sequela), pôs-se em fuga, abandonando o veículo.

Escrito por Manuela Ventura
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5789&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt