segunda-feira, 13 de julho de 2009

Autarca de Montemor-Velho confia na concretização de fábrica da Agni

O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Luís Leal, manifestou-se confiante na viabilização do projecto da fábrica de pilhas de combustível para produção de energia, cuja construção se encontra parada há alguns meses.
“Face a contactos mantidos com alguma actualidade, perspectiva-se que se encontre uma solução que vai permitir viabilizar o projecto”, disse à agência Lusa Luís Leal, recusando outros comentários sobre o processo.
Acrescentou, no entanto, que a solução “salvaguarda o âmago do investimento” no concelho de Montemor-o-Velho, aludindo, concretamente, ao empreendimento de fabrico de pilhas de combustível para produção de energia.
A confiança do autarca de Montemor-o-Velho na concretização do investimento é afirmada no mesmo dia em que o jornal Público sustenta que o grupo Agni “largou investimento em Portugal” e que o projecto “emblemático” parou, por “alegada falência” da empresa promotora.
O lançamento do projecto ocorreu em 07 de Outubro de 2007, em Montemor-o-Velho, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, que na ocasião considerou que o "projecto de futuro" da plataforma tecnológica para produção de energia a partir de pilhas de combustível alimentadas a hidrogénio e oxigénio está "na linha da frente" das exigências mundiais na área energética, associando à produção o conhecimento e investigação.
"A inteligência e o saber para as produzir, desenvolver, e tornar competitivas vai ser muito exigente nos próximos anos. Mas há poucos em todo o mundo a fazer aquilo que a partir de agora se vai fazer aqui em Montemor-o-Velho", sustentou José Sócrates.
O projecto do grupo Agni, empresa de capitais malaios e norte-americanos, previa um volume total de investimento de 69,3 milhões de euros e incluia um centro de investigação e desenvolvimento para além da unidade fabril cujo processo de fabrico é totalmente automatizado.
Deveria entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2009, mas a construção dos edifícios - iniciada em finais de 2007 - encontra-se parada, constatou a Lusa no local.
A fábrica deveria ficar instalada no Parque de Negócios de Montemor-o-Velho, ocupando ocupando uma área total de 2,2 hectares, junto à Estrada Nacional 111 (Figueira da Foz-Coimbra) e, segundo o projecto, previa a criação de 225 postos de trabalho.
Sobre esta questão, António Moreira, coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Leiria, disse à Agência Lusa que, na próxima segunda-feira, vai pedir a realização de uma reunião "com carácter de urgência" com o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Fonte: http://www.ofigueirense.com/gestor_noticias/noticias.php?id=1930

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt