quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cinco sentidos estimulados com flores e plantas

O cheiro a flores e plantas sente-se mesmo antes de se chegar à Praça 8 de Maio. E lá, é impossível não ver a beleza de centenas de rosas, tulipas, margaridas, orquídeas ou girassóis que decoram pequenas bancas espalhadas por ambas as alas da Rua Visconde da Luz. Pelo caminho toca-se nos manjericos, ouve-se a fanfarra tocar e provam-se bolos caseiros e doces conventuais, trazidos por Ranchos Folclóricos de Coimbra.
O Mercado de Flores e Plantas é um verdadeiro estímulo aos cincos sentidos de quem, aceitando o convite da Câmara Municipal de Coimbra, aproveita o dia quente e solarengo de sábado, para conhecer uma Baixa colorida, cheirosa e, acima de tudo, animada. As flores e plantas dão-lhe colorido, os bombos da fanfarra ajudam à festa, mas a verdadeira animação está no mar de gente que invade as principais ruas do centro da cidade, dando-lhe uma vida que já não tinha há muito tempo.
«Há muito que não a via com tanta gente», ouve-se. «Assim é que devia ser sempre», acrescentam. As opiniões são unânimes entre todos. «É lindo, só é pena não se realizar mais vezes», concorda Lurdes, moradora no Alto de S. João que, alertada pela publicidade ao evento, está na Baixa para ver de perto uma iniciativa que «ainda vem embelezar mais a nossa bela cidade».
Acompanhada pela irmã, Fernanda, residente em Verride, não tem dúvidas de que este tipo de iniciativas «trazem mais vida à Baixa» e, por isso, «deveriam realizar-se mais vezes, pelo menos uma vez por mês». «Há dias de semana que esta rua parece a de uma aldeia», lamenta.

Turistas maravilhados

Gente é coisa que não falta. De Coimbra, de fora da cidade, e até do estrangeiro, como é o caso de Ronaldo Ribeiro, um brasileiro de Pernambuco, no Recife, participante num torneio de futebol a realizar na cidade, que considera «extraordinária, muito bonita» a Baixa de Coimbra, especialmente com tanta gente e com «as flores e plantas a valorizar toda a sua beleza». «É importante quando as cidades mostram o que têm de melhor e de mais bonito», acrescenta.
E é mesmo assim. As floristas “competem” com arranjos coloridos e as flores mais belas. Os Ranchos Folclóricos com arroz doce, os mais variados bolos caseiros, queijadas, pastéis de Tentúgal, bolas de carne, rissóis e outras iguarias que fazem do Mercado de Flores e Plantas um mundo de gostos e paladares. Mas não se fica por aqui. Entre os 37 expositores (mais cinco do que no ano passado) há também cremes, bebidas, chás, licores e até sabonetes à base de plantas, «muitas delas desconhecidas dos citadinos», como faz questão de sublinhar Mário Nunes.
O vereador da Cultura estima que nesta edição do Mercado de Flores e Plantas – a terceira – estejam na Baixa mais de 50 mil pessoas, que foi o número de visitantes do ano passado. «Tem tido cada vez mais êxito», confirma, satisfeito por estar mais perto de realizar o seu sonho: «ver a Baixa toda florida, da Portagem à Praça 8 de Maio».
Para além da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, a animação do mercado esteve ainda a cargo do Grupo de Concertinas da Lousã, que tocou pela primeira vez em Coimbra. No final do dia foram ainda entregues os prémios do concurso do Melhor Arranjo Floral.

Fonte e foto: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2099&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt