sexta-feira, 3 de abril de 2009

Coimbra Virtual Parque quer levar a região “mais longe"

Foi ontem apresentado o portal Coimbra Virtual Parque. Trata-se de um projecto desenvolvido pela Associação Coimbra Região Digital (ACRD), que reúne informações sobre os parques empresariais e a actividade científica da região.
A apresentação decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho onde estiveram presentes o Luís Leal, presidente da autarquia, e Horácio Pina Prata, presidente do Conselho de Administração da ACRD.
O portal ontem apresentado está alojado no endereço www.coimbravparque.pt e consiste num parque de ciência e tecnologia virtual com o objectivo de promover o desenvolvimento da economia da região de Coimbra, não só a nível nacional, como internacional.
Luís Leal fez as honras da casa e deu início à sessão. O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho considera que é importante focar «os parques tecnológicos e científicos, porque cada vez mais há massa crítica fundamental nestes municípios que constituem a cidade de Coimbra» que permitem a criação de «um vector de desenvolvimento sustentável extremamente importante».
O autarca destacou ainda a importância da associação a este tipo de projectos, para possibilitar a criação de «áreas de desenvolvimento empresarial e áreas de captação». «É preciso fazer um interface cada vez mais rápido e objectivo entre o empreendedorismo, o municipalismo e aquilo que, hoje, é fundamental, que é captar investimento e rentabilizar o emprego, quer do ponto de vista da sua qualificação, quer da rentabilização», acrescentou Luís Leal.
O portal está dividido em sete áreas fundamentais, que vão desde as Ciências da Vida e da Saúde à Biotecnologia, passando pelas Telecomunicações, Multimédia e Novas Tecnologias, Turismo, Logística, projectos transversais e outras áreas de negócio.
Alem de divulgar a actividade científica e tecnológica do distrito de Coimbra, o portal pretende ainda difundir notícias sobre os parques da região, como o Biocant Park, em Cantanhede, ou o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Inovação em destaque

Horácio Pina Prata destacou ainda, de uma forma geral, os quatro objectivos fundamentais do portal. «Estruturar e uniformizar a informação sobre os parques empresariais e estruturas tecnológicas» e «disponibilizar a informação útil para os investidores empreendedores interessados em fazer negócio na região de Coimbra» são as principais ambições do projecto. O espaço virtual vai ainda «criar um espaço de cooperação reunindo as entidades, empresas e empreendedores, para transformar o conhecimento real em oportunidades de investimento local em cada um dos locais» bem como, «aproximar as unidades de I&D, o ensino, e outras entidades ao mundo empresarial na perspectiva de transformação da criatividade e inovação». «Nada melhor que, no ano Europeu da Criatividade e Inovação, tenhamos também projectos inovadores que obviamente o programa vocacional do conhecimento considerou como estratégico», observou.
Com o espaço agora criado, pretende-se integrar as entidades e empresas dos ramos científico e tecnológico com a finalidade de desenvolver não só a massa crítica e o crescimento reprodutivo a nível do emprego e da competitividade da região. Os promotores do projecto pretendem ainda estimular os cidadãos para as temáticas abordadas e promover a participação dos mesmos na plataforma.
“Ir mais longe é estar mais perto” serve de lema para o projecto, como explicou Horácio Pina Prata, afirmando ainda que além dos 22 pontos de acesso de banda larga se pretende «alcançar os 100 postos de acesso» e lembrou ainda que «todas as tecnologias associadas a este projecto enquadram uma situação de parceria com a Microsoft».
A apresentação do portal foi feita pela Take Media, empresa de produções multimédia e audiovisuais.
Com uma imagem simples e organizada, o endereço contém uma bolsa de emprego com oferta e busca de competências, uma incubadora virtual, onde podem ser apresentados novos projectos e permite ainda a gestão e actualização dos conteúdos inseridos. Actualmente o projecto abrange 18 municípios.
No final da sessão de apresentação teve ainda lugar a inauguração do ponto de banda larga da residência Universitária do centro de Estágios para Atletas de Alta Competição de Montemor-o-Velho.

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1292&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt