terça-feira, 24 de março de 2009

Prémio do património para obra com “saberes tradicionais”

O Prémio Municipal de Recuperação do Património do concelho de Montemor-o-Velho referente ao ano 2008 foi nesta edição atribuído ao projecto apresentado por José António Pereira da Silva, referente à reconstrução de habitação e consolidação de ruínas de um prédio localizado na rua Dr. João Carlos Noronha, em Santo Varão. O prémio é dividido em partes iguais pelo promotor da obra, autor do projecto de arquitectura, empreiteiro que a executou e pelo director técnico da obra.
O júri, reunido recentemente para a escolha dos vencedores de entre os onze processos a concurso, escolheu o projecto de José António Pereira da Silva por se tratar de «uma intervenção relevante no âmbito de uma zona antiga, que adoptou técnicas e saberes construtivos tradicionais e criou condições para a fixação de novos habitantes». Na acta da reunião do júri é ainda destacada a «utilização criteriosa dos elementos pré-existentes, integrando-se no conjunto, distinguindo as partes originais das partes novas, assumindo claramente uma ruptura entre o contemporâneo e o pré-existente, conseguindo uma cuidada relação com a paisagem envolvente». O júri salienta igualmente o «cuidado na recuperação da capela» que integra o imóvel, e a «forma hábil de aproveitamento das cantarias “soltas” provenientes das ruínas».
A menção honrosa foi este ano atribuída a um projecto localizado na Quinta da S. Luíz, em Pereira, referente à recuperação e ampliação de um espaço multiusos. O projecto foi requerido por Manuel Ferreira dos Santos, e o júri destaca nele a «intervenção cuidada a nível arquitectónico, com realce para o aproveitamento de alguns elementos singulares».
Sem menção honrosa, apenas porque não respeitou alguns elementos do projecto, o júri realçou a obra de Maria da Conceição Garcia Tavares, de recuperação de um imóvel em Tentúgal, considerando-a como uma «iniciativa de destaque».

Revitalizar centros históricos

Os serviços do Departamento de Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho seleccionaram onze processos candidatos ao prémio, referentes a recuperações do património em Montemor, Carapinheira, Tentúgal, Pereira, Santo Varão e Verride. São estes, de resto, os centros históricos mais emblemáticos do concelho que a autarquia quer requalificar. Um trabalho que é público, mas, acima de tudo, da sociedade civil. «A desejada revivificação dos espaços urbanos tradicionais não pode limitar-se ao esforço municipal», sublinha, no regulamento do prémio, a Câmara de Montemor. Lembra, a propósito, que a Carta Europeia do Património Arquitectónico refere que «é essencial que os meios financeiros consagrados pelos poderes públicos ao restauro dos bairros antigos sejam, pelo menos, iguais àqueles que são reservados à construção nova».
Com o Prémio Municipal de Recuperação do Património o município pretende a revivificação dos centros históricos, evitando «continuarmos a assistir a um processo de disseminação do caos urbanístico pelo território, com o excessivo alongamento de redes e a descaracterização da paisagem, de custos e efeitos negativos incomensuráveis». O objectivo é «divulgar as boas práticas, envolvendo os principais agentes intervenientes no processo».

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1163&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt