terça-feira, 24 de março de 2009

Geminação deve ser reforçada e perpetuada

Uma comitiva de cerca de duas dezenas de habitantes da cidade francesa de Cerizay, liderada pelo “Maire” Johnny Brosseau, participou ontem, em Montemor-o-Velho, nas comemorações dos 20 anos da geminação entre as duas localidades.
Foi a retribuição de uma visita que o edil Luís Leal fez a Cerizay, de 19 a 21 de Dezembro de 2008, fazendo-se acompanhar de vários exemplos da cultura e tradições de Montemor.
Já nessa altura, o autarca havia afirmado a necessidade de revitalizar e reforçar os laços com Cerizay, algo que reafirmou ontem no salão nobre dos Paços do Concelho, dizendo que «devemos fortalecer estas ligações», intenção semelhante ao do seu homólogo francês que, sustentando que se trata de «uma geminação entre Cerizay e Montemor, mas, num quadro maior, pode-se dizer que também liga França e Portugal». «Temos que continuar a perpetuar e desenvolver esta ligação», defendeu.
Cerizay tem cerca de cinco mil habitantes, dos quais, 20% são portugueses, razão forte, na óptica de Luís Leal, para os «laços criados há 20 anos, muito por causa dos emigrantes, e que ainda hoje se mantêm», disse o autarca, manifestando solidariedade e preocupação pelo aumento de desemprego na cidade irmã.
Com efeito, o emprego em Cerizay depende muito de uma fábrica de automóveis ligada à General Motors (Opel), tendo despedido recentemente mais de mil trabalhadores, o que é significativo, quando a cidade tem cerca de cinco mil habitantes.
O autarca de Cerizay aludiu a esse problema da fábrica da Opel e recebeu mensagens de compreensão pelo momento difícil por que passam muitos dos seus munícipes, agora no desemprego.

“Rue de Cerizay” em Montemor já tem placa
Durante a troca de elogios e palavras de ocasião, que acreditamos sinceras, Johnny Brosseau lembrou que já existe uma rua de Montemor-o-Velho em Cerizay, recebendo, de imediato a certeza de que o inverso também será realidade, a breve trecho, na “capital” do Baixo Mondego.
Apesar desta garantia, o autarca francês mostrou ser prevenido e trouxe, como oferta, uma placa toponímica com as inscrições “Rue de Cerizay – Cidade geminada com Montemor-o-Velho desde 1988”. Perante a oportuna prenda, só falta mesmo aprovar a localização da artéria, dentro da vila de Montemor.

Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1153&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt