segunda-feira, 9 de março de 2009

Peregrinação celebra 500 anos de Fernão Mendes Pinto

Durante dois anos, Montemor e Almada assinalam o nascimento do cronista, através de um vasto programa de actividades

De todas as realizações previstas para os próximos dois anos, o Projecto Peregrinação, ontem apresentado na autarquia de Montemor, é o mais ambicioso, envolve mais meios e anos de preparação.
Trata-se de um espectáculo, a estrear no dia 8 de Julho de 2010, e que se baseia na narrativa da Peregrinação para a criação de vários quadros cénicos que são apresentados num percurso que liga o castelo e a baixa da vila.
O espectáculo, criado por Deolindo Pessoa, envolve a intervenção do "Teatrão", e toda a uma série de grupos de teatro, música e dança do Baixo Mondego, uma área geográfica, onde a produção artística é profusa.
O Projecto Peregrinação é, segundo Luís Leal, edil de Montemor, «o pontapé de saída» para as comemorações, que envolvem exposições, uma reedição fac-similada da Peregrinação, conferências, entre outras actividades, que envolvem a participação e colaboração de inúmeras entidades.
A Direcção Regional de Cultura do Centro é co-organizadora e encontrou nestas comemorações a forma de continuar o trabalho que tem vindo a ser realizado junto dos grupos do Baixo Mondego.
O director regional lembrou que um trabalho anterior, à volta da temática de Tchekov, «confirmou que se trata de uma micro-região riquíssima do ponto de vista das artes cénicas, música e dança».
Pedro Pita salientou ainda que os cerca de 40 quilómetros que unem Coimbra à Figueira da Foz representam um «panorama singular em termos nacionais», frisando que «Montemor representa, não só geograficamente, um papel central».
O responsável do organismo estatal referiu-se ainda a Fernão Mendes Pinto, explicando que o cronista, «chegaria, só por si, para colocar Montemor», no mapa a cultural, lembrando que o concelho, contudo, tem outros nomes de relevo na cultura, como sejam Afonso Duarte e o pintor Manuel Jardim.
Deolindo Pessoa debruçou-se especialmente sobre o "seu" Projecto Peregrinação, explicando que este não pretende ser uma adaptação fiel às crónicas de Fernão Mendes Pinto, mas antes um exercício artístico, com ramificações para além do próprio espectáculo.
Na montagem, inspirou-se nas procissões dos passos, idealizando um espectáculo, com oito quadros, que o público vai acompanhando desde o castelo até à baixa, e em que participarão os vários grupos do concelho.
Numa altura em que este projecto vai entrar em pré-produção, Deolindo Pessoa explicou que foi intenção que os intervenientes também tivessem mais valias, razão pela qual vão decorrer, durante este ano, várias acções de formação, no primeiro semestre, de carácter mais genérico e abertas a todos, tornando-se mais específicas na segunda parte do ano.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=984&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt