segunda-feira, 9 de março de 2009

Cimeira entre PSD e CDS discute aumento de coligações autárquicas

O PSD e o CDS/PP vão encontrar-se amanhã, na sede laranja, em Lisboa, para discutir o estado actual das coligações entre os dois partidos e a possibilidade de aumentar exponencialmente o número de acordos. Esta reunião, a segunda num espaço de apenas três semanas, coloca lado a lado as duas comissões coordenadoras autárquicas, ambas concentradas no objectivo de conseguir novos entendimentos para as eleições deste ano.
Das 58 câmaras conquistadas em coligação nas autárquicas de 2005, PSD e CDS/PP pretendem agora ultrapassar juntos a fasquia das seis dezenas. O DN sabe que na reunião da comissão directiva do CDS de 20 de Fevereiro discutiu-se o assunto ao pormenor, distrito a distrito, ao passo que no PSD a questão está a ser vista com mais cuidado. Manuela Ferreira Leite aprovou em Conselho Nacional as "linhas orientadoras" para as eleições autárquicas e já tem comissão coordenadora autárquica, constituída pelo secretário-geral, Luís Marques Guedes, pelo vice-presidente Castro Almeida e pelos deputados e antigos secretários-gerais José Luís Arnaut e Miguel Macedo. Mas a pressa é inimiga da perfeição, como sintetiza ao DN Luís Rodrigues, deputado e secretário-geral adjunto do PSD: "Estamos ainda em encontros de carácter exploratório. Primeiro, as estruturas locais negoceiam, depois é que a Comissão Política Nacional os analisa e ratifica ou não ratifica".
A verdade é que as coligações devem aumentar em número e em expressão. Segundo soube o DN, no distrito de Lisboa já estão em fase de negociação coligações na Amadora, Cascais, Sintra, Azambuja, Vila Franca de Xira e na capital, numa lista que será encabeçada por Pedro Santana Lopes. Alenquer está fechada e as conversações começaram na Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
No distrito do Porto, as negociações entre Marco António Costa (PSD) e Álvaro Castelo Branco (CDS) estão também em bom ritmo. Porto, Gondomar, Lousada, Matosinhos, Penafiel, Vila do Conde e Gaia estão a discutir nomes e lugares. Na Maia e em Amarante há dúvidas de parte a parte. Já em Coimbra, o PSD terá manifestado interesse em acordos alargados por todo o distrito, para além dos já existentes na capital distrital, em Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2009/03/09/nacional/cimeira_entre_e_discute_aumento_coli.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt