segunda-feira, 2 de março de 2009

Laurentino Dias promete condições de trabalho de excelência

Os atletas de alta competição vão ter condições de trabalho para se imporem internacionalmente, garantiu hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto no lançamento do Centro de Alto Rendimento (CAR) de taekwondo e ténis de mesa.
Em Vila Nova de Gaia, Laurentino Dias foi claro: "Todas estas infra-estruturas vão pôr os campeões portugueses ao nível das condições dos campeões europeus e mundiais com os quais têm de se bater. Não podemos exigir aos nossos campeões que sejam capazes de chegar aos campeonatos europeus, mundiais e olímpicos e ganhem sem que lhes concedamos, sem que lhes confiemos condições idênticas aqueles atletas com quem se vão bater".
Em declarações à Agência Lusa, o governante projectou hoje o futuro do taekwondo e ténis de mesa, "modalidades em que Portugal esteve pela primeira vez representado nos Jogos Olímpicos (Pequim2008), com um e três atletas, respectivamente".
"Estão em expansão, desenvolvimento, com cada vez mais jovens com vontade e disponibilidade. São modalidades de futuro, mas para isso é preciso que nós as acarinhemos e que tenham condições para a sua prática. Este CAR vai ser um local de excelência para treinos e estágios", sublinhou.
Laurentino Dias revelou que o investimento do Estado e da autarquia "ronda os quatro a cinco milhões de euros" e que em Março o projecto vai candidatar-se a fundos europeus, seguido do concurso e construção.
"Esta é mais uma etapa dos CAR que hoje já atingem 20 modalidades em 14 localidades no país. Em termos de futuro, é a melhor forma, a mais objectiva e sustentada de apoiar os nossos campeões e ajudar que outros apareçam", resumiu.
Segundo o secretário de Estado, no Jamor, o ténis e o tiro com arco já têm as suas infra-estruturas prontas, enquanto o râguebi já tem dois campos de treinos e vai beneficiar em breve de um edifício de apoio: atletismo e golfe têm os projectos em início de obra.
No próximo fim-de-semana, será lançado o CAR de natação em Rio Maior e em 15 dias o de voleibol em Lamego, enquanto, nas Caldas da Rainha, o badminton começa a funcionar em pleno já em Setembro.
Em Montemor-o-Velho, estão em fase de adjudicação as obras para o centro náutico, que vão beneficiar canoagem, remo, triatlo e natação em águas abertas, devendo estarem aptos no início de 2010.
Em Sangalhos, ciclismo, judo, esgrima, trampolins e ginástica vão ter os seus projectos aptos a funcionar no máximo até Agosto.
Este mês começou a funcionar o CAR de Peniche, um dos sete centros dedicados ao surf.
"A rede nacional pretende cobrir todas as modalidades. Neste momento, já abrangemos um vasto conjunto de actuais campeões e esperança para o futuro", concluiu.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Gaia, situado no Parque das Lavadeiras, insere-se na Medida 6 da secretária de Estado da Juventude e do Desporto, destinada à requalificação e construção das infra-estruturas desportivas.
Este CAR vai ser constituído por um edifício de alojamento e restauração comum e duas infra-estruturas distintas concebidas em função das exigências de cada uma das modalidades, que confinam com um pavilhão, com características polivalentes, já existente no local.
A parte dedicada ao ténis de mesa vai permitir albergar 15 a 20 atletas e contempla um recinto de jogo com nove mesas, em condições de espaço iguais às exigidas em jogos internacionais, equipadas com balneários, gabinete médico, sala de formação e um pequeno ginásio de musculação e aquecimento.
Quanto ao taekwondo, vai ser possível trabalharem cerca de 30 atletas em simultâneo, num projecto que prevê um espaço para exercício com 512 metros quadrados que pode ser repartido em três salas individualizadas, mais três gabinetes de trabalho e balneários.

Fonte:http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_descarlaurentinhodiasdec_270209_114389.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt