terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PS de Mon­te­mor ini­cia péri­plo pelas fre­gue­si­as

O Par­ti­do Soci­a­lis­ta de Mon­te­mor-o-Velho ini­ciou este fim-de-sema­na um ciclo de visi­tas às fre­gue­si­as do con­ce­lho, uma ini­ci­a­ti­va bap­ti­za­da “PS em Movi­men­to – Jor­na­das das Fre­gue­si­as 2009”, que tem como objec­ti­vo «conhe­cer as acti­vi­da­des das enti­da­des loca­is, asso­cia­ti­vas, gru­pos infor­mais, par­ti­cu­la­res, comer­ci­ais e indus­tri­ais, ouvir as pes­so­as, conhe­cer os seus pro­ble­mas e rei­vin­di­ca­ções».
Pre­pa­ran­do as elei­ções autár­qui­cas, que se deve­rão rea­li­zar duran­te o Outo­no, a orga­ni­za­ção con­ce­lhia pre­ten­de, até ao final de Mar­ço, levar todos os seus mem­bros às 14 fre­gue­si­as, fazen­do-se acom­pa­nhar dos depu­ta­dos soci­a­lis­tas elei­tos pelo cír­cu­lo de Coim­bra e outras figu­ras rele­van­tes do par­ti­do.
A ini­ci­a­ti­va teve iní­cio no sába­do na fre­gue­sia de Perei­ra, numa jor­na­da que con­tou com a pre­sen­ça dos par­la­men­ta­res Vic­tor Bap­tis­ta, Maria Antó­nia Almei­da San­tos e João Por­tu­gal.
Naque­le ter­ri­tó­rio sob ges­tão soci­a­lis­ta, a comi­ti­va ini­ciou a visi­ta na sede da Jun­ta de Fre­gue­sia, pas­san­do depois pelo Gru­po Infor­mal de Bor­da­dos, Cen­tro de Dia, Asso­cia­ção de Dado­res de San­gue, Cruz Ver­me­lha de Perei­ra, ACDRP, Con­se­lho Eco­nó­mi­co da Igre­ja, Gru­po Sócio Cari­ta­ti­vo, Gru­po de Escu­tei­ros e Asso­cia­ção dos Ami­gos dos Casais Velhos e Casal Minho­to.
De acor­do com o comu­ni­ca­do da estru­tu­ra con­ce­lhia do PS, «foi recor­ren­te, em todas as enti­da­des visi­ta­das, a carên­cia de apoi­os públi­cos em rela­ção às suas reais neces­si­da­des, uma fla­gran­te degra­da­ção e/ou insu­fi­ci­ên­cia de ins­ta­la­ções, difi­cul­da­des de rela­ci­o­na­men­to direc­to com as enti­da­des públi­cas, em alguns casos, com a pró­pria Câma­ra Muni­ci­pal de Mon­te­mor-o-Velho».
Os soci­a­lis­tas nota­ram ain­da «o gran­de esfor­ço e dedi­ca­ção dos diri­gen­tes asso­cia­ti­vos, a gran­de for­ça do tra­ba­lho volun­tá­rio e altru­ís­ta de todos os cola­bo­ra­do­res, bem como, o impor­tan­te ser­vi­ço públi­co que é pres­ta­do por estas enti­da­des, tan­to a nível local, como fora do Con­ce­lho», cons­ta­tan­do que este é um fac­to que «mere­ce ser segui­do com mui­ta aten­ção pelos futu­ros can­di­da­tos aos órgã­os autár­qui­cos e pelos depu­ta­dos».

Patri­mó­nio degra­da­do

Apon­tan­do a recu­pe­ra­ção do edi­fí­cio da Jun­ta de Fre­gue­sia como uma pri­o­ri­da­de, a con­ce­lhia do PS refe­re tam­bém que «a comi­ti­va ficou par­ti­cu­lar­men­te sen­si­bi­li­za­da com o avan­ça­do esta­do de degra­da­ção do patri­mó­nio his­tó­ri­co de Perei­ra».
A mes­ma sen­sa­ção terá fica­do em rela­ção a Ten­tú­gal, fre­gue­sia que foi visi­ta­da no domin­go, por uma comi­ti­va que con­tou com a pre­sen­ça do anti­go pre­si­den­te da Câma­ra Muni­ci­pal, João Pin­to Cor­reia.
Diz o comu­ni­ca­do que «foi, mais uma vez, nota­do o ele­va­do, pre­o­cu­pan­te e acen­tu­a­do esta­do de degra­da­ção do patri­mó­nio his­tó­ri­co», fazen­do, em ter­mos gera­is uma com­pa­ra­ção, «ine­vi­tá­vel, entre aqui­lo que exis­tia no últi­mo man­da­to» de João Pin­to Cor­reia.
«Pro­ble­mas que lhe foram colo­ca­dos no tem­po em que tinha res­pon­sa­bi­li­da­des na autar­quia e que ain­da hoje, vol­vi­dos tan­tos anos, con­ti­nuam por resol­ver, e em alguns casos, com uma degra­da­ção mui­to acen­tu­a­da e gra­ve», fri­sa.
Nes­ta jor­na­da, os soci­a­lis­tas visi­ta­ram a San­ta Casa da Mise­ri­cór­dia de Ten­tú­gal, uma fábri­ca local de doça­ria con­ven­tual, e as loca­li­da­des de Póvoa de San­ta Cris­ti­na, Ribei­ras, Por­te­la e ins­ta­la­ções do Gru­po Céni­co da Por­te­la.
A ini­ci­a­ti­va do PS de Mon­te­mor-o-Velho con­ti­nua no pró­xi­mo dia 21, nas fre­gue­si­as de Ver­ri­de e Erei­ra.

Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt