sábado, 31 de janeiro de 2009

Junta de Freguesia de Verride

Perde-se na memória dos Homens as origens desta bela terra, situada na margem esquerda do Mondego.
De entre conquistas e reconquistas que fizeram a História deste país, ressalta como época dourada de Verride, que já foi sede de concelho, o período do colonialismo no Brasil, que lhe deixou como legado o valioso património arquitectónico inspirado no exotismo dessas paragens. As muitas casas apalaçadas e quintas, que aqui se podem encontrar demonstram bem a riqueza de outros tempos, perpetuada até hoje.
Apetrechada desde há muitos anos com as principais infra-estruturas básicas que fazem o bem estar da vida moderna: electricidade, esgotos e água canalizada (...).
Apesar de ter facultado durante muitos anos aos seus jovens e aos das Freguesias vizinhas o ensino preparatório através da extinta Telescola, desafortunadamente perdeu este grau de ensino para a sede de concelho, mantendo ainda em funcionamento o Infantário e a Escola Primária.
De entre outros equipamentos sociais, conta ainda com um Lar de 3.a Idade e Centro de Dia, assim como o Serviço de Atendimento Médico (...) . Não se pode deixar de realçar o papel desempenhado pela antiquíssima Filarmónica União Verridense, fundada em 1808, decana no ensino da música, que a par do Centro Cultural de Verride, este mais vocacionado para actividades multifacetadas, constituem o fulcro da actividade cultural da vila.
Durante muitos anos ostracisada a prática do desporto pelas autoridades competentes, isto depois de terem existido o futebol e a canoagem como actividades eleitas pelos jovens como suas favoritas, surge agora "uma luz ao fundo do túnel" com a construção dum pavilhão gimnodesportivo, que irá permitir desenvolver outros projectos desportivos se os poderes instituídos não se ficarem só pelo imóvel.
Para finalizar, resta acrescentar que esta terra de boas águas e bons ares, tem nas suas gentes um exemplo de bem viver com respeito pelo ambiente, dádiva da natureza, não aceitando a pretexto de uma qualquer proposta de "desenvolvimento", que lhe venham esventrar o seu solo e poluir o seu ar, julgando que os faz felizes "ver passar o movimento". Por isso, apesar da total desatenção prestada por quem de direito, Verride está preparada para defender este seu dom, que conjuntamente com o património histórico fazem dela uma "Vila Museu", desejosa de ser conhecida e admirada por todos.

Fonte: http://padreantoniocpps.no.sapo.pt/Verride.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt