terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bispo termina visita pastoral a Reveles com inauguração das obras da Capela de Nossa Senhora da Saúde

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes terminou no domingo a visita pastoral à comunidade de Reveles, no Concelho de Montemor-o-Velho, com a inauguração das obras da Capela de Nossa Senhora da Saúde.
Presente na cerimónia de inauguração esteve também o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão que saudou “os esforços desenvolvidos pela fábrica da igreja Paroquial de Reveles - Confraria do Santíssimo Sacramento para a recuperação do património”, contribuindo, deste modo, “para um concelho mais enriquecido”.
Ao destacar “a excelente intervenção”, o autarca referiu ainda que “a Capela de Nossa Senhora da Saúde e o espaço envolvente merecem um estudo histórico mais aprofundado” e que “foi dado mais um passo na preservação da riqueza concelhia”.
Vítor Cavaleiro, da Confraria do Santíssimo Sacramento, lembrou que “a obra foi realizada em duas fases e teve um custo próximo dos 50 mil euros”.
A primeira fase permitiu “preservar as pinturas do teto, datados do século XVII, e que retratam episódios da vida da Virgem Maria, desde o seu nascimento até à coroação no Céu”, explica uma nota publicada na página da internet da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
A segunda fase de intervenção “demorou cerca de três meses e incidiu sobre as pinturas murais laterais e parede fundeira na capela-mor, o chão do alpendre, os vãos das janelas e portas, e as colunas de pedra no exterior da capela”.
Antes da bênção final “extensiva de modo particular aos idosos e aos doentes que não puderam estar presentes na celebração”, o bispo de Coimbra deu “graças a Deus por ver que as comunidades estão a fazer caminho, que não se resignam, que não ficam paradas, e que têm entusiasmo e força interior para manter viva a sua fé” e para dar corpo “a outras realidades de carácter social e de solidariedade”, relata o portal da câmara municipal.
A unidade pastoral visitada por D. Virgílio Antunes, entre os dias 6 e 16 de fevereiro, abrangeu as comunidades paroquiais de Abrunheira, Carapinheira, Ereira, Montemor-o-Velho, Reveles, Verride e Vila Nova da Barca, no Concelho de Montemor-o-Velho, e Samuel, no Concelho de Soure.

MD
Fontes: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=99118

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt