segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Juventude e Música de mãos dadas em Verride

No dia 5 de janeiro, o auditório da AFUV - Associação Filarmónica União Verridense encheu-se para uma tarde cultural de excelência, animação e surpresas. O tradicional concerto de Ano Novo confirmou a vitalidade da instituição verridense.

A celebração musical começou com uma surpresa: a apresentação de um Ensemble de Clarinetes.

Depois, e sob a direção do maestro Tiago Cordeiro, o Coro Polifónico continuou a deslumbrar o público presente.
A banda filarmónica da AFUV, cuja média de idades ronda os 21 anos, dirigida pelo maestro Duarte Garcia, voltou a agarrar a audiência e, com um profissionalismo ímpar, encerrou, com chave de ouro uma tarde dedicada à cultura.

Na ocasião, o vereador Jorge Camarneiro reconheceu que se assistiu “a um trabalho cheio de juventude e muita maturidade”, representando “muitas horas de dedicação à música e à instituição”.
Ao sublinhar que depois do concerto apresentado ficou “mais enriquecido”, o vereador avançou que “a Câmara Municipal quer e vai continuar a apoiar as instituições”.

Da mesma forma, o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, destacou ser “um orgulho para Verride, e para todos nós, ter uma filarmónica com quase 206 anos” e desejou que “2014 seja um ano de trabalho profícuo e com êxitos”.

Também o recém-eleito presidente da direção e filarmónico, Francisco Batista agradeceu “a forte presença de muito público e das entidades” e, ao destacar os diversos momentos da tarde cultural, lembrou e agradeceu aos filarmónicos pela “dedicação e pela vinda aos ensaios às sextas e sábados nos últimos meses” de modo a proporcionar um concerto com muita qualidade.
À margem da iniciativa, o dirigente referiu que “o principal objetivo continua a ser trabalhar em prol da AFUV e manter viva uma associação que vai celebrar, em junho, 206 anos de existência”.

Para 2014, Francisco Batista deseja que “seja possívelproceder a trabalhos de manutenção da sede e melhorar o palco, com um estrado para a percussão” e reitera a continuidade do “trabalho de captação de alunos para a escola de música, que é o alicerce máximo da AFUV”.
Com confiança em relação ao futuro, Francisco Batista destacou ainda que “a AFUV está a funcionar em pleno” e deu como exemplos o Coro Polifónico, o Coro Litúrgico, que abrilhanta as missas, e o Ensemble de Clarinetes, que “é para continuar, disponibilizando uma oferta cultural diferente”.
No decorrer do concerto foi feita também uma homenagem a Eusébio, com a AFUV a dedicar a peça Dakota, de Jacob de Haan, ao antigo futebolista, tendo o público, como sinal de respeito e admiração, escutado em pé o último andamento da obra.


Fonte: GAPRE (07-01-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt