quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho organizou arraial popular

No dia 22 de Junho, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho (SCMMV) realizou o já tradicional Arraial dos Santos Populares, no Anfiteatro Municipal.

O evento, que já vai na sua 4.ª edição, tem vindo a registar uma crescente adesão da comunidade, reunindo cerca de duas centenas pessoas.
A realização da iniciativa teve como objectivo “unir os familiares, utentes, funcionários, voluntários, técnicos e dirigentes com um sentido de serviço à comunidade, proporcionando uma actividade lúdica e ocupacional, estimulando um maior contacto intergeracional, e angariar fundos para a realização de outras actividades futuras”, disse, ao Diário de Coimbra, Elisa Ângelo, Técnica de Animação Sociocultural da Instituição.
O arraial iniciou com a prata da casa - fados e cantigas populares -, seguindo-se a marcha popular da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, com a presença de uma marchante de 95 anos. Contou igualmente com a presença de vários grupos, desde músicos, Grupo de Dança de Quinhendros e dois grupos de Marchas Populares da Carapinheira.
Foi um fim de tarde cheio de boa disposição e alegria proporcionada pela animação e pela gastronomia associada aos festejos dos Santos Populares, onde não faltou a tradicional sardinha assada, caldo verde e doçaria regional. Além de constituir um momento de convívio, foi também “a celebração da vitalidade e de uma vivência saudável para os mais idosos e a prova de que a velhice é muitas vezes (apenas) um estado de espírito”, salientou Manuel Carraco, provedor da Instituição.
Para a realização desta festa, a organização contou com o habitual apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e algumas entidades patrocinadoras do concelho, que, num gesto de solidariedade, abraçam esta (e outras) iniciativas da SCMMV, além do voluntariado do pessoal auxiliar da Instituição e colaboração de dois alunos do Curso de Gestão da Escola Secundária.
Além dos utentes da SCMMV das valências de centro de noite e de dia, lar e apoio domiciliário, participaram no evento muitos populares e instituições, destacando-se a presença da Vereadora Alexandra Ferreira e do presidente da Câmara Luís Leal.

Fonte: UTRE - Aldo Aveiro (27-06-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt