sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ramal entre Figueira da Foz e Pampilhosa “pode ser rentável”

O presidente da câmara de Montemor-o-Velho, Luís Leal, afirma que o ramal ferroviário entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa “pode ser rentável” no transporte de passageiros e mercadorias.

“Claramente é uma linha que pode ser rentável do ponto de vista de transporte não só de pessoas como de mercadorias. Tem hoje uma alavanca muito forte que é o porto da Figueira da Foz”, disse Luís Leal à Lusa.
O autarca, que se considera “um lutador” pela requalificação e reabertura da linha ferroviária – encerrada em janeiro de 2009 por falta de segurança na circulação de comboios – diz que a ligação à estrutura portuária e os investimentos projetados na área logística na região configuram o transporte de mercadorias como “muito significativo para o futuro e rentabilidade” do ramal.
Já no transporte de passageiros, Luís Leal advoga que a “boa gestão” da utilização da linha “necessita de horários compatíveis com a procura”. “Não podem ser horários da satisfação dos interesses das empresas concessionárias da utilização”, defendeu.
Segundo Luís Leal, horários das composições desadequados às necessidades dos utentes, levam a que a população que se desloca a Coimbra ou à Figueira da Foz, através da ligação via Pampilhosa, “em horários normais para trabalhar ou estudar” não encontre uma “solução” neste ramal ferroviário.
“Isso parecia que até era propositado. Porque hoje (…) o [transporte] rodoviário de alternativa [cumprido em autocarros] tem melhores horários do que tinha o ferroviário. Porquê? Seria intencional?” inquiriu.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/2011/05/ramal-entre-figueira-da-foz-e-pampilhosa-%E2%80%9Cpode-ser-rentavel%E2%80%9D/

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt