quinta-feira, 30 de junho de 2011

203 anos a divulgar Cultura

No dia 19 de Junho, o auditório da Associação Filarmónica União Verridense – AFUV encheu-se para comemorar o 203º aniversário da instituição. Com a presença de muitos amigos, entidades e da massa associativa, Verride engalanou-se para assinalar a efeméride.

“É agradável e empolgante ter no concelho uma filarmónica que honra a sua história e que continua a construir cheia de juventude, dinamismo”, avançou o presidente da Câmara, Luís Leal, durante a sessão evocativa de aniversário.
Destacando que “o sucesso é fruto do muito trabalho das direcções que têm passado pela instituição e da actual, liderada por Fernando Pereira”, o autarca montemorense sublinhou que “a dedicação de todos, ajuda os jovens filarmónicos a crescer, a reforçarem a sua cidadania, adquirindo vectores de formação importantes para outras áreas da sua vida”.
Agradecendo às instituições, aos familiares dos filarmónicos, à equipa dirigente, aos maestros, ao Coro Litúrgico e ao Coro Polifónico da AFUV e a todos quanto colaboram, o presidente da AFUV fez questão de deixar “um elogio muito forte aos músicos, que mesmo em época de exames e com os seus afazeres escolares não deixam de estar presentes nos ensaios”.
Na ocasião, o dirigente apelou ainda “a uma maior participação dos verridendes para com a AFUV, para ajudarem a instituição a crescer mais”.
Na sessão solene que contou com as presenças de elementos de outras associações da freguesia e dos vereadores Alexandra Ferreira e Pedro Machado, o presidente da Junta de Freguesia de Verride, Arménio Pato, partilhou algumas reflexões sobre a AFUV e a freguesia, destacando que “a instituição é uma referência também no concelho, com qualidade e que é reconhecida por onde passa”.
Antes das actuações do Coro Polifónico e da filarmónica – que teve a participação especial de duas antigas integrantes, Paula Pinto e Cristina Cardoso – o momento foi aproveitado para a assinatura de dois protocolos com a Junta de Freguesia de Verride – um de apoio financeiro e outro para a cedência do antigo edifício dos Correios – e para a entrega de lembranças aos músicos que já dedicaram 5, 10 e 25anos à AFUV (Juliana Guardado, Vasco Travassos, Mauro Almeida e Tiago Nunes).

Fonte: UTRE (22-06-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt