segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Inglês é trunfo para servir melhor turistas

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho convidou e elas aceitaram: por estes dias, há 19 pessoas ligadas ao comércio, hotelaria e restauração a receber formação nas áreas de atendimento ao público e Inglês. Prestar um melhor serviço aos turistas é o objectivo.
É por gestos que Aida Cação costuma comunicar com os turistas que entram no seu minimercado "Minimor". E a vila atrai muitos, com o castelo, as igrejas e o Centro de Alto Rendimento, diz. "Por vezes, vão às prateleiras buscar um produto dentro do que querem e fazem comparações, gestos. Acho graça quando querem repelente de insectos. Coçam o braço, para eu saber. Esta é uma zona de muitos mosquitos", diz a comerciante, de 47 anos, que pretende, sobretudo, adquirir competências básicas em Inglês.
"A outra parte [atendimento ao público] é mais para clarificar ideias, porque, isso, o próprio trabalho nos ensina", prossegue. José Garcia, outro formando, concorda: "Faz-nos mais falta o Inglês". Uma das suas metas é ter no restaurante, denominado "Zé Padeiro", uma lista nessa língua, como sucedia no estabelecimento que teve em S. Miguel, nos Açores, por mérito de um funcionário.
No entender de José Garcia, de 42 anos, deviam ser reservadas mais horas à aprendizagem de Inglês. O pedido já foi registado, de acordo com Mário Jorge Silva, director pedagógico da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, onde, até dia 26, decorre a formação com 19 pessoas, divididas em dois grupos, apostadas em aprender a comunicar de forma mais eficaz com os clientes, em especial, de outros países.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, no âmbito do projecto CANTATA 2 - que visa o "desenvolvimento turístico de pequenos núcleos urbanos", explica Mário Jorge Silva -, e conta com a colaboração da Associação Diogo de Azambuja (ADA).
Um "destino apetecível""Habilitar" estas pessoas para "prestarem um melhor serviço" e "prepará-las para os desafios" que se colocam a Montemor-o-Velho são as razões apontadas por Pedro Machado, vereador da Câmara, com o pelouro do Turismo, e presidente da Turismo Centro de Portugal, para o lançamento desta iniciativa. Que, como lembrou, não é a primeira do género, ali, nem deverá ser a última.Pedro Machado fala de um "destino apetecível" para os turistas pela riqueza do seu "conjunto patrimonial - edificado e natural", situado num "corredor privilegiado no sector do turismo" (entre Coimbra e a Figueira da Foz), que tem como trunfos, ainda, a gastronomia, a "componente cultural intensa" (exemplifica com o festival Citemor) e a aposta no desporto, espelhada no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
Em Setembro, esta infra-estrutura acolheu o primeiro Campeonato da Europa de Remo, levando a Montemor-o-Velho 800 atletas, oriundos de 34 países, revelou Pedro Machado. Mário Jorge Silva não tem dúvidas: "Quem está no comércio e na restauração tem de estar preparado para compreender e servir".

Carina Fonseca
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Montemor-o-Velho&Option=Interior&content_id=1716163

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt