sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mostr´arte

Abrunheira assume-se como palco das artes

São nove espectáculos, um debate e três oficinas de formação que prometem transformar a Abrunheira num espaço por excelência dedicado às artes performativas. Em causa está o Mostr´arte, que começa amanhã e se prolonga até ao próximo dia 19.
Depois da estreia, em 2006 e de uma segunda edição, imediatamente a seguir, o projecto “sofreu” um interregno, devido aos cortes nos apoios às actividades culturais, mas esta terceira edição pretende afirmar-se como um marco decisivo em termos de futuro. Quem o diz é Sérgio Carvalho, coordenador do projecto, que afirma que, «a partir de agora vamos realizar o Mostr´arte, mesmo sem apoios».
A experiência adquirida desde a primeira edição, o “passa a palavra” relativamente à iniciativa, bem como a adesão significativa das anteriores edições funcionam como “garantia” relativamente ao futuro, e aquele responsável espera e, sobretudo, acredita, que o Mostr´arte se afirma como uma imagem de marca.
A iniciativa tem a chancela da Casa do Povo da Abrunheira e o objectivo, explica Sérgio Carvalho, «é fazer uma mostra de artes performativas não profissionais, dando visibilidade a quem trabalha na penumbra e não tem, na maioria das vezes, a possibilidade de mostrar o seu trabalho».
Mas a este objectivo, que desde a sua origem marca o projecto, junta-se, também, um desejo de intervenção cultural e uma vontade de «chamar novos públicos», tendo em conta «a crise que se faz sentir», assumindo um papel decisivo na «formação de novos públicos», adianta, considerando que se trata de um objectivo com alguma pertinência, particularmente numa zona «marcadamente rural» como a freguesia de Abrunheira, no concelho de Montemor-o-Velho.
Numa terceira linha, o coordenador do projecto destaca as parcerias, que reputa como fundamentais para a vida das associações culturais, e que, no Mostr´arte junta, nomeadamente, a Casa do Povo da Abrunheira, a Direcção Regional da Cultura, a Câmara de Montemor, a Junta de Freguesia da Abrunheira e a Associação Nacional de Teatro Amador, contando ainda com o apoio de um conjunto de entidades e empresas, que permitiu avançar com o evento.

Dificuldades de deslocalização
A partir de amanhã e, até dia 19, a Casa do Povo da Abrunheira é o epicentro de praticamente todos os espectáculos. E a oferta é diversificada, envolvendo desde as artes circenses à música e dança, passando pelo teatro convencional ou pelo teatro de rua. Sérgio Carvalho aponta, de resto, as dificuldades que a organização teve, nesta edição, relativamente ao projecto de deslocalização do Mostr´arte, que nas outras duas edições levou vários espectáculos a diferentes espaços. Um desejo que este ano, por questões de ordem logística, explica, não foi possível, uma vez que, à excepção do teatro de rua, «os espectáculos são todos concebidos para espaços convencionais».
Aquele responsável destaca ainda as acções de formação que vão decorrer ao longo do evento. E são três oficinas, uma de formação inicial de actores, outra de formação de actores e uma terceira dedicada à construção de cabeçudos e gigantones. As inscrições paras as oficinas devem ser feitas até ao dia 5 (tel. 932218779 ou curraldamula@gmail.comEste endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ).
Sérgio Carvalho enfatiza ainda a realização de um debate, no dia de encerramento do evento, que pretende reunir os «agentes culturais da região», nomeadamente a Direcção Regional da Cultural, a Associação Nacional de Teatro Amador, bem como outras instituições que apoiam a cultura, numa reflexão sobre o tema “A crise e a arte associativa”. O objectivo é avaliar «até que ponto a tão malfadada crise afecta a arte associativa», diz Sérgio Carvalho.

Programa de espectáculos começa amanhã
O programa começa amanhã, às 19h00, nas ruas de Montemor-o-Velho, com teatro de rua e o espectáculo “A face do caos”, pelo Curral da Mula, Grupo de Teatro da Abrunheira. No dia 10, às 22h00, na Casa do Povo da Abrunheira, o espectáculo está a cargo da Comédia à Bruta e no dia seguinte o Pateo das Galinhas, Teatro de Bico, apresenta o café-teatro “As vedetas”, seguindo-se, às 22h30, um café concerto, com Sax & C.ª. No dia 12, Kaki apresenta uma performance de palhaço, intitulada “A abelha mágica” (17h00) e, no dia 17, o Curral da Mula – Grupo de Teatro da Abrunheira regressa à cena, com a peça “A Sociedade” (22h00). O programa reserva, para dia 18, um espectáculo de dança, com a Academia Royel Alfonso (17h00) e às 22h00 há teatro, com o Grupo de Teatro do Espinhal, que apresenta “A farsa do juiz de direito e o auto do boticário”. Para dia 19, data de encerramento do Most´arte, para além do debate, a realizar a partir das 17h00, assiste-se, à noite (21h30), à apresentação da peça “Sapa de Massa”, a cargo de O Nariz – Teatro de Grupo.

Escrito por Manuela Ventura
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=8824&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt