quinta-feira, 20 de maio de 2010

Apreendidos 35 quilos de meixão e 150 de amêijoa

O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz anunciou ontem que no decorrer de uma operação interceptou uma viatura, segunda-feira passada, no concelho de Montemor-o-Velho, que transportava “no seu interior um tanque contendo 35,950 quilos de enguia bebé, vulgo meixão – cerca de 110.000 espécies”.
De acordo com aquele destacamento, o meixão “teria um valor, se introduzido no mercado, de 14.380 euros, considerando que o preço praticado chega a atingir os 400 euros por quilo”.
Além das espécies apreendidas, a guarda procedeu também à apreensão da viatura, marca Citröen, modelo C5, que estava “devidamente preparada e transformada para este tipo de actividade, equipada com um tanque, ao qual se encontravam ligadas garrafas de ar comprimido para assim assegurar a devida oxigenação da água, criando condições para a sobrevivência da espécie, até ao seu destino”.

Uma das maiores apreensões

O veículo apreendido, “juntamente com o restante material”, terá “um valor de cerca de 10.400 mil euros, totalizando assim a apreensão um total de 24.780 mil euros”. Segundo o destacamento costeiro, em nota de imprensa, o meixão apreendido foi imediatamente devolvido ao Rio Mondego, próximo de Formoselha, “contribuindo assim para o repovoamento de uma área onde aquela espécie se encontra em vias de extinção”.
A GNR acrescenta que o “meixão é considerado uma espécie em perigo, fruto da sobrecaptura de que é alvo. Sendo uma espécie com largo mercado em Espanha, onde é considerada da mais finas iguarias, é em Portugal que o mercado espanhol se abastece, visto esta espécie ter uma larga preferência pelos rios nacionais”.
Segundo o Destacamento de Controlo Costeiro da GNr da Figueira da Foz, “esta foi uma das maiores apreensões de sempre desta espécie, a nível nacional, constituindo assim um rude golpe para aqueles que se dedicam a esta actividade” ilegal.

Apreendidos 150 quilos de amêijoa

Ontem, durante a madrugada, aquele destacamento da GNR efectuou também uma apreensão, no Rio Mondego, na Figueira da Foz, neste caso de amêijoa. Foram apreendidos “cerca de 150 quilos”, esclareceu ao DIÁRIO AS BEIRAS o comandante da unidade, Jorge Caseiro. Foram identificados dois homens, residentes em Aveiro. Ambas as espécies – meixão e amêijoas – foram devolvidas ao seu habitat natural.

Cláudia Trindade
In http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=83023&ed=19052010

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt