sexta-feira, 30 de abril de 2010

MONTEMOR-O-VELHO - Reafirmar os valores de Abril

Aposta num projecto de desenvolvimento

Luís Leal sublinhou que Montemor-o-Velho tem “um projecto e uma estratégia em curso”, para “dar consistência à palavra desenvolvimento”.
Cumpriu-se, em Montemor-o-Velho, mais um aniversário do 25 de Abril. Sob o signo dos 100 anos da República e do 5.º centenário do nascimento de Fernão Mendes Pinto, evocou-se o passado e reiterou-se a confiança de um futuro mais promissor.
Lembrando “os Capitães de Abril e todos aqueles que deram a vida e lutaram por uma democracia que demorou muitas décadas a chegar”, o presidente da Câmara de Montemor, Luís Leal, aludiu para “a importância do desenvolvimento partilhado”. Durante a reunião extraordinária do executivo municipal, o autarca sublinhou ainda que “Montemor-o-Velho tem um projecto e uma estratégia em curso”, e que tem por objectivo reforçar e “dar consistência à palavra desenvolvimento”.
Por sua vez, a vereadora do PS, Paula Rama, referiu que “o 25 de Abril trouxe a democracia, a igualdade”, lançando “as bases de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades”.
Fazendo alusão à “vi-vência democrática concelhia”, o vereador da bancada “Montemor, Sempre” PPD/PSD.CDS/PP, Pedro Machado referiu que “na nossa curta história da democracia, Montemor-o-Velho melhorou muito desde o 25 de Abril de 1974”. E ao traçar um retrato da evolução do país e do concelho, o vereador salientou que “nunca como hoje, no dia da liberdade, o tema da ética da e na política fez tanto sentido. Uma política de valores, de verdade, de credibilidade e com responsabilidade”, concluiu.

Assembleia Municipal lembrou Abril

“Lembrar Abril hoje é ter a certeza de que ainda há muito a fazer”, referiu o presidente da Assembleia Municipal, Lídio Cristo, durante a sessão extraordinária.
Na ocasião, agradeceu “o excelente trabalho que os presidentes de junta e as assembleias de freguesia têm desenvolvido” e reiterou que “para a construção de uma sociedade mais livre, justa e democrática” é “necessário um reforço da cidadania”.
Por sua vez, o líder da bancada do PS, Pinto Correia, evocou os diversos aspectos da época – a luta política, a guerra, as perseguições – e o “contexto político diferente”, referindo que “a democracia é um processo que varia no tempo e no espaço”.
Ricardo Brites, da CDU, lembrou o movimento dos Capitães de Abril, a censura, o Tarrafal, a pobreza, o analfabetismo e a igualdade que a lei trouxe às mulheres, mas que “ainda falta cumprir na vida”.
Filipe Carraco, da Bancada “Montemor, Sempre” PPD/PSD.CDS/PP, salientou a importância “de não deixar cair os valores de um Estado Democrático” e lembrou a urgência no “combate ao desemprego e à redução da dívida pública”.
“É preciso cada vez mais ter uma atitude pró-activa e de mudança”, referiu o presidente da câmara durante a sessão. Desafio, dedicação, empregabilidade e empreendedorismo foram palavras que marcaram o discurso do autarca montemorense.

Jardim “novo” em Verride

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, foram inauguradas as obras de requalificação do Largo do Jardim de Verride e da zona envolvente, representando um investimento, por parte da câmara, superior a 250 mil euros. Em dia de festa, o presidente da Junta de Freguesia de Verride, Arménio Pato, agradeceu a ajuda da autarquia e referiu que “a freguesia é uma terra de grandes tradições, e que o espaço ficou muito bonito e que as pessoas gostam muito”. Por seu lado, o presidente da câmara, Luís Leal, afirmou que “as obras na freguesia vão continuar.”, com a recuperação da zona da Quinta do Cardal.

Município entregou bolsas a estudantes

À semelhança dos anos anteriores, em Montemor-o-Velho, o 25 de Abril também é sinónimo de entrega das bolsas de estudo. Ao todo, foram cerca de 50 mil euros distribuídos por 168 alunos, desde o 9.º ano até ao ensino superior. “Esta iniciativa é uma aposta e contributo para a melhoria dos recursos humanos do concelho, e um estímulo para, no futuro, ajudarem Montemor--o-Velho, a região e o país a crescer”. A câmara atribuiu também uma verba para os estudantes universitários que participam no cortejo da Queima das Fitas.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=82511&ed=30042010

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt