quinta-feira, 22 de abril de 2010

Câmara de Montemor reconhece mérito artístico

Pela primeira vez, a Câmara de Montemor vai atribuir bolsas de mérito artístico, destinadas à área da música. Em causa está um «contributo ao desenvolvimento da criatividade», sublinha Alexandra Ferreira, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura.
Aquela responsável recorda que a autarquia tem vindo a desenvolver um alargado trabalho no apoio à educação, tendo começado com a atribuição de bolsas de carácter social e aquisição de livros, destinadas a sanar carências de agregados familiares com mais dificuldades. Depois, mais recentemente, foi dado um “salto qualitativo”, com a atribuição de bolsas de mérito e excelência, o que significa um reconhecimento do empenho escolar dos jovens de Montemor-o-Velho. Prémios que, de resto, são entregues no próximo dia 25, na sessão comemorativa do Dia da Liberdade, como tem vindo a ser hábito. Agora sobe-se mais um degrau, em matéria de reconhecimento, uma vez que o objectivo é distinguir os alunos que apostaram numa formação de carácter artístico, especialmente centrada na música.
Alexandra Ferreira recorda que o concelho de Montemor-o-Velho é particularmente rico nesta matéria, uma vez que «temos quatro filarmónicas», todas com mais de 100 anos de vida, facto que denota o valor musical destes projectos. A vereadora faz notar ainda o «contributo que estas filarmónicas dão relativamente à formação musical e ao desenvolvimento do génio criador na área da música». Cada uma das bandas, refere ainda Alexandra Ferreira, tem a sua escola de música, desenvolvendo aquilo que a vereadora considera uma meritória actuação «na formação musical dos jovens», em todo o concelho de Montemor. E, muito embora as “contas” não estejam feitas, estima que serão cerca de 200 as crianças e jovens que frequentam as escolas de música das filarmónicas, apostando numa formação artística na área de música que a instituição destas bolsas pretende «premiar e incentivar».
Aliás, o presidente da autarquia, Luís Leal, entende que a instituição destas bolsas de mérito artístico constitui «uma clara aposta no desenvolvimento do próprio projecto associativo». «Pretende ser o primeiro passo na promoção dos valores da criatividade e da inovação no percurso formativo da juventude do concelho», adianta ainda o autarca de Montemor, sublinhando que o objectivo é proporcionar «condições ao desenvolvimento do “acto de criar” no jovem executante”.
As candidaturas podem ser efectuadas até à próxima sexta- -feira e Alexandra Ferreira espera que, apesar de ser uma estreia absoluta, haja «uma boa receptividade por parte dos jovens», uma vez que se trata de «um incentivo àqueles que pretendem seguir esta área e melhorar a sua criatividade».

Candidaturas devem ser efectuadas até sexta-feira

Os interessados devem proceder ao preenchimento do requerimento de candidatura, que pode ser obtido na Câmara de Montemor, nos Serviços de Acção e Habitação Social e Família ou em www.cm-montemorvelho.pt. Podem concorrer jovens com menos de 25 anos de idade, de nacionalidade portuguesa e residentes há pelo menos um ano no concelho de Montemor-o-Velho. O aproveitamento escolar afigura-se como um ingrediente fundamental em termos de selecção. Ao formulário devidamente preenchido os candidatos devem juntar cópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte (se for menor, juntar documentos do encarregado de educação), certificado de aproveitamento escolar referente ao ano lectivo anterior, com referência expressa ao ano que frequentou e à média final obtida. Devem ainda apresentar certificado de matrícula do ano em curso e certificado de aproveitamento, se for caso disso, em conservatório ou estabelecimento de ensino de música, referente ao ano lectivo anterior, onde conste o ano que frequentou, bem como a média obtida. Podem ainda entregar uma declaração que ateste a prática musical desenvolvida junto de qualquer colectividade.
Para proceder à apreciação das candidaturas, a Câmara de Montemor pretende solicitar pareceres de um representante do Conservatório de Música de Coimbra e de um representante da Direcção Regional da Cultura do Centro. Do processo de candidatura faz também parte a realização de uma prova, composta pela execução de duas peças musicais, uma das quais será da escolha do candidato.

Escrito por Manuela Ventura
In http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7067&Itemid=135

Sem comentários:

Enviar um comentário

verride.blogspot.pt